quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Wine Garden australiano

O primeiro Wine Garden Australiano do país, inaugurado há poucas semanas, apresenta uma proposta bem original: uma degustação harmonizada de vários rótulos australianos, sob a sombra de videiras de mais de 40 anos de idade. A dica é de Carlos Marcondes.
A recém inaugurada Enoteca/Bistrô (Av. Lavandisca, 519 - Moema , São Paulo), da importadora Wine Society, o primeiro Wine Garden australiano do país, passou a oferecer o consagrado conceito internacional Wine Flight. Trata-se de um serviço de sucesso nos EUA, Inglaterra e Austrália, mas ainda pouco difundido no Brasil, no qual são servidas três taças de 60 ml cada, acompanhadas de uma ficha técnica com informações sobre as uvas e regiões produtoras. A idéia é contribuir para que o cliente perceba as diferenças de características e de terroir de cada painel comparativo.
O comensal que visitar a casa encontrará dois tipos de menu de Wine Flights: um apenas com vinhos para serem degustados e comparados, e outro com taças que harmonizam a pequenos pratos no formato de “tapas”. Um bom exemplo é o Tour de Shiraz Australiano, no qual o apreciador poderá provar um risoto de funghi porcini, com ervas frescas e especiarias, combinado com o Bridgewater Mill Shiraz 2005 da região de Adelaide Hills. Nesta opção são servidas ainda, picanha coberta com manteiga de alho e filé mignon ao molho de redução de vinho tinto, harmonizadas com mais duas taças de Shiraz das consagradas regiões de Victoria e Barossa Valley. A cada duas semanas novas opções de Wine Flight serão inseridas no menu.
Localizado no coração de Moema o projeto da Wine Society, que leva a assinatura de três australianos, Ken Marshall, Brendan Dennis e Simon Walker, reúne todas as qualidades para encantar os amantes de vinho. Na entrada do empreendimento funciona a enoteca com centenas de rótulos, mais da metade, inéditos no mercado nacional. Em mesas distribuídas pelos diversos ambientes do Wine Garden o visitante também terá à disposição um menu para degustar pratos produzidos especialmente para serem harmonizados com vinhos da Austrália.
Um dos ambientes mais incríveis do projeto é exatamente o jardim. É um belo quintal coberto por parreiras de mais de 40 anos de idade que dão um charme único ao local, algo inusitado, dentro de uma cidade como São Paulo. “Foi um achado muito especial. Quando soubemos que havia um imóvel com videiras em pleno bairro de Moema, sabíamos que este seria o local para primeira Enoteca/Bistrô da Wine Society”, conta Ken Marshall, presidente da importadora.
Além de áreas reservadas para pequenos eventos, o Wine Garden conta ainda com uma sala de inverno, com sofás, lareira e uma mini biblioteca com revistas e livros sobre o mundo da enogastronomia.
O arquiteto e paisagista Simon Walker explica que procurou imprimir no projeto toques da influência vitoriana, bastante encontrada nas construções australianas, além de abusar de espaços que recebessem luz natural, outra característica comum em sua terra natal. “Há muita madeira de demolição, pensando na preservação do meio ambiente e também objetos aborígenes, que remetem um pouco da cultura de raiz da Austrália”, explica.
A Enoteca/Bistrô da Wine Society possui capacidade para acomodar mais de 50 pessoas.
Cerca de 50% dos vinhos comercializados na loja são australianos, trazidos com exclusividade pela importadora. Aberto de Segunda à Sábado das 10hs até o último cliente e aos domingos a partir das 14hs. Informações: 11- 2768-0648.
Inaugurada há poucos meses, a nova importadora nasce de um projeto audacioso do australiano Ken Marshall que convenceu 16 renomados investidores a apostarem R$ 6 milhões na idéia de oferecer vinhos de excelente custo-benefício, para que mais pessoas possam ter acessos a bons rótulos, de vários produtores no mundo. Formou-se então uma confraria de “enonegócios” atraídos pela paixão do vinho. Participam da sociedade nomes como Roberto Nishikawa (vice-presidente da Itaú Corretora), Flávio Jansen (ex-presidente do Submarino) e Pedro Herz (diretor-presidente da Livraria Cultura).

Nenhum comentário: