terça-feira, 17 de novembro de 2009

Vá beber vinho em Lisboa no Natal

Muito vinho verde, acompanhando sardinhas assadas na brasa, em pequenos fogareiros espalhados pelas ruas da Mouraria e da Alfama, bebi em companhia dos jornalistas Clóvis Ott e Sônia Renner, em Lisboa. Lembrei-me destes belos e românticos tempos, quando eu tinha uma namorada na Baixa, porque soube que a linda capital portuguesa está se embelezando, ainda mais, para as festas de fim-de-ano. Os jornalistas Lenon Hymalaia, Luciano Zafalon e Rener Fernandes, da Inform Comunicação, mandam dizer que cerca de dois milhões e trezentas mil lâmpadas ecológicas vão preparar o clima da cidade para as festas de final de ano. Atrações como o coração interativo do Largo do Camões, a Árvore de Natal gigante do Parque Eduardo VII, e mais de 300 kWh de energia por hora encherão Lisboa de luzes e cores.
Dizem-me que os moradores e turistas que passearem por Lisboa, a partir de novembro, poderão presenciar as típicas iluminações e as mais variadas decorações com temas natalinos que vão realçar ainda mais a beleza de vários pontos da capital lusa, eleita a melhor cidade turística europeia. Desde o início de outubro muitas vias da cidade estão ganhando brilho para aproximar as pessoas do espírito empregado a esta data especial.
Para compor essa proposta serão utilizadas dois milhões e trezentas mil lâmpadas de consumo econômico espalhadas pelas ruas de Lisboa, com geração de 330 kWh por hora, contabilizando um investimento de mais de um milhão de euros. Todo o conceito do projeto é de caráter ecológico, pois o material usado para a iluminação dos pontos da cidade é composto por fibra ótica com o intuito de poupar energia.
Vários caminhos da metrópole farão parte desse cenário repleto de cores. Uma das decorações mais aguardadas para a ocasião é o “Coração do Largo do Camões”, que medirá 8x8 metros. Sua estrutura apresenta uma proposta interativa, pois o toque das pessoas possibilitará a mudança das cores das luzes, fazendo o enfeite pulsar, simbolizando o coração da cidade. Em outros locais de Lisboa serão criados ambientes diferentes, cada um representando uma cor do arco-íris.
Já o simbólico Parque Eduardo VII, o maior do centro da capital, situado na Avenida Liberdade, receberá a clássica Árvore de Natal, uma das maiores da Europa, medindo 44 metros de altura com peso de 217 toneladas. Todo esse visual atrativo poderá ser contemplado, até o dia 06 de janeiro do próximo ano, em quase 40 ruas, largos e praças da cidade, configurando um ambiente festivo e propício para as tradicionais compras de Natal.
Dois fatores reforçam a procura pela metrópole, no que diz respeito a sua oferta de comércio nesta época de festas. Segundo o site Hostelsworld.com, que abrange o universo dos Hostels pelo mundo (modernos albergues da juventude), Lisboa foi considerada uma das melhores cidades para se fazer compras de Natal. Além disso, Lisboa apresenta uma das melhores ofertas turísticas do continente, devido o baixo custo relacionado à viagem, hospedagem, alimentação, e gastos com passeios e diversão.
Entre os lugares de destaque para os compradores está o Bairro Alto, que além de ser um dos principais pontos da diversão noturna, é considerado uma importante opção para compras durante o dia, onde se podem encontrar as melhores lojas de design de roupas e acessórios, além de objetos para decoração. Outra oportunidade para os consumidores é a Baixa de Lisboa. Devido à diversidade dos produtos comercializados, a região representa também uma excelente opção para a aquisição de presentes natalinos. Para mais informações e fotos sobre o Natal em Lisboa, acesse o site www.visitlisboa.com
A cidade mudou muito nestes últimos anos. Acho que nem tem mais asd sardinhas assadas nas ruas em fogareiros de brasas. Nos meus tempos lisboetas, nós íamos para a Baixa comer “tripas” ou bacalhaus, principalmente o à Braga, acompanhados com copiosos vinhos. Pelos becos das ruas transversais à avenida Liberdade, bebíamos vinho verde em copos grossos ou íamos beber Imperiais e bicas no Chiado. Na Alta, passávamos boa parte da noite comendo frango ao curry.

Nenhum comentário: