quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Paisagens Vitícolas na Embrapa

Conservar prédios históricos em áreas vitícolas, ver o originalidade dos plátanos que dão suporte para as videiras na Serra Gaúcha ou explorar visões dos vales e encostas constituem riquezas que dão notoriedade ao patrimônio que representa a vitivinicultura da região. Isto também pode ser explorado para aumentar a renda do setor produtivo, com o incremento de atividades ligadas ao enoturismo. Explorar a paisagem vitivinícola é um tema bastante novo no Brasil, mas que cada vez mais ganha espaço e desperta o interesse dos produtores e autoridades. Colaborando com esta nova perspectiva, a Embrapa Uva e Vinho, o Ibravin e a Universidade de Caxias do Sul promovem, na manhã de hoje, dia 18 de novembro, o Seminário “Vitivinicultura Sustentável e Paisagens Vitícolas”, com o pesquisador francês Dr. Joël Rochard, uma das maiores autoridades mundias no tema de paisagens vitícolas.
O evento é gratuito e abordará temas relevantes para o futuro da vitivinicultura, com destaque para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade ambiental da vitivinicultura. Outro tópico que será abordado são as paisagens vitícolas mundiais. Há um movimento internacional rumo a preservação de territórios vitivinícolas, que cada vez mais ganha força na comunidade mundial. Valorizar e reconhecer uma região vitícola pela sua paisagem, suas características naturais, históricas, culturais e pelas suas vinícolas. Em certos casos, uma região pode até mesmo pleitear o reconhecimento como patrimônio mundial pela Unesco, como a região Douro, que obteve este reconhecimento e consolidou ampla visibilidade internacional.
Segundo o pesquisador Jorge Tonietto, organizador do encontro, Rochard ficou motivado a conhecer a Serra Gaúcha ao assistir a palestra realizada pela professora da UCS, Ivanira Falcade, sobre paisagens vitícolas da Serra Gaúcha, realizada recentemente em Dijon, na França. Tonietto destaca que Rochard irá conhecer a região com vistas a integrar o rico material gerado pelo francês junto à Rede Internacional de Paisagens Vitícolas.
O seminário será das 9h às 11h30min, no auditório da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54)3455-8135. Joël Rochard é diretor do Polo Francês de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Francês da Uva e do Vinho e Coordenador do Comitê Científico e Técnico Internacional de Paisagens Vitícolas criada a partir da Carta de Fontevraud..

Nenhum comentário: