sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O vinho e os dentes

Parece que nem todos os setores de medicina e saúde dizem que vinho só faz bem. Olyr Corrêa, do Rio, leitor do Blog, manda uma nota publicada na Tribuna Popular, reproduzindo pesquisa publicada no jornal Nutrition Research, especializado em saúde. O texto afirma que o vinho branco é pior que os tintos para os dentes.
Leia e tire suas conclusões:
“Uma substância ácida presente no vinho branco corrói o esmalte dos dentes de forma muito mais agressiva do que na versão tinto, de acordo com o estudo. E não é a origem ou a quantidade de álcool que determinam o tamanho do dano, mas sim, o pH do produto e o tempo de contato com os dentes. Um teste feito em laboratório, mergulhou o dente de uma pessoa adulta em um copo de vinho branco. Um dia depois, verificou-se que ele teve perda significativa de cálcio e fósforo. Mas, um dos hábitos mais comuns de saborear o vinho acompanhado de um bom pedaço de queijo está a salvo. De acordo com a pesquisadora alemã, Brita Willershausen, autora da pesquisa, a mistura dos dois ingredientes pode anular o efeito nocivo do vinho branco nos dentes, devido ao cálcio presente no queijo – exatamente a substância corroída pela bebida. “A tradição de desfrutar de diferentes queijos em combinação com o vinho, pode ter um efeito benéfico na prevenção da erosão dental, desde que estes queijos contenham uma concentração elevada de cálcio”, destacou, enfatizando que isso ajuda a “neutralizar o ataque ácido”.
Cuidado – Por outro lado, há harmonizações que devem ser evitadas. Por exemplos, com morangos ou sucos de frutas ácidas. De acordo com os pesquisadores, essa mistura pode agravar ainda mais o problema, devido à alta concentração de ácidos nos dentes.
“O vinho branco é reconhecido como sendo mais erosivo que o vermelho. Mas é a maneira como você consome que é importante. Se você beber um copo de vinho com a sua refeição e der um intervalo de pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes, não tem problema”, explica Damien Walmsley, da British Dental Association, salientando que escovar os dentes logo depois de beber o vinho também intensifica o dano.
“O consumo de vinho com outros alimentos, ao invés de sozinho, faz com que você produza saliva enquanto mastiga, o que ajuda a neutralizar a acidez e o potencial erosivo. E o tempo dado antes de escovar os dentes dá a chance ao esmalte de se recuperar do ataque ácido”, concluiu.”

Nenhum comentário: