terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mesa de Cinema em Antuérpia

O vinho brasileiro, certamente, vai encontrar bom espaço nas mesas do restaurante De Valk, numa das mais belas praças do mundo, o Grote Markt, em Antuérpia, na Bélgica. O chef gaúcho Caco Zanchi vai realizar, dia 22, a edição 49 do projeto Mesa de Cinema, criado, em Porto Alegre, pela minha amiga jornalista Rejane Martins. Consiste na apresentação de um filme, debate sobre ele e, depois, um jantar com pratos relacionados com a história.
O chef Caco Zanchi, radicado na Europa, comanda a cozinha do restaurante De Valk, do qual é sócio com o empresário Marc van Sande. Localizado na Antuérpia, o De Valk fica em um prédio construído em 1698 e desde 1800 funciona como brasserie. O Prédio do restaurante, assim como a praça onde está localizado é tombado pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade, e está localizado em uma das mais belas praças da Europa, o Grote Markt de Antuerpia, onde o conjunto de prédios data do ano 1.564 a 1850.
No cardápio do restaurante De Valk (O Falcão) estão diversos pratos da cozinha brasileira. O chef Caco Zanchi já participou do Mesa de Cinema em Porto Alegre, reinterpretando a culinária do filme Chocolate, do sueco Lasse Hallström.
Na Bélgica, o filme escolhido é o brasileiríssimo Estômago, apresentado na edição 48 do Mesa de Cinema em Porto Alegre. As delícias extraídas da tela ganharam nova roupagem sob a inventividade de Zanchi que buscou ingredientes europeus como queijos e carnes de caça para recriar coxinhas, croquetes e o antropofágico filé do filme. A cor, o cheiro e o gostinho bem brasileiros marcam presença com o uso de cachaça, vinho gaúcho, cerveja, goiabada, abobrinha e feijão.
A alusão à caça, segundo o chef, é uma metáfora sobre a luta (uma verdadeira caça) do protagonista do filme, Raimundo Nonato, em busca da felicidade, do amor e do poder. “Nonato caça diariamente em busca do prazer, seja ele na mesa, na cama ou na prisão”, avalia.
Entusiasmado, Zanchi espera cativar o público do Mesa de Cinema na Bélgica com o filme e seu cardápio. “Estômago é um dos melhores filmes brasileiros que já vi. A trama transcende o pensamento utópico do brasileiro e mostra com inteligência e perspicácia a força de um povo, na pele de Nonato, que ludibria os sonhos através do paladar”.

Confira o cardápio:
Coquetel:
Caipirinha de vinho tinto, cachaça brasileira e hortelã fresca
Coxinha de faisão com queijo roquefort
Coxinha de siri com passas negras de feijão
Entrada
Carpaccio de javali com julienne de pimentões verde-amarelo e lascas de queijo parmesão em infusão de balsâmico, mascavo e cerveja
Prato Principal
"Bundinha" de cervo grelhado ao molho de frutas do Bosque Ardennois, acompanhado de croquetes de amêndoas, peras cozidas em vinho tinto brasileiro e tomate confit em torre de abobrinha assada
Sobremesa
Sorvete de queijo com coulis de goiabada e cachaça envelhecida.

Serviço para quem andar pela Bélgica e quiser matar a saudade do Brasil: Mesa de Cinema Internacional, Ano 5 - Edição 49. Data: 22 de novembro de 2009 – sábado. Local: Braserrie De Valk . Chef convidado: Caco Zanchi. Coordenação geral: Rejane Martins. Mais informações: (51) 9196 0249 ou rejane@nexocomunica.com

Nenhum comentário: