sábado, 28 de novembro de 2009

Jornalista alemão visita 10 vinícolas

O jornalista alemão Jürgen Mathäb visitou vinícolas gaúchas entre os dias 24 e 27.
Especialista em vinhos, pela primeira vez esteve em empresas brasileiras. O seu roteiro contemplou 10 das 40 firmas participantes do projeto setorial inetgrado Wines From Brazil, desenvolvido em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As primeiras impressões de Jürgen Mathäb foram bastante positivas. Ele se disse impressionado com a perspectiva de crescimento da produção e dos investimentos das vinícolas. “O que mais me atraiu foram quatro características comuns aos vinhos brasileiros: a presença da fruta, o álcool moderado, o frescor e a leveza”, elogiou. Segundo ele, estes elementos juntos são muito difíceis de serem encontrados em vinhos do chamado Novo Mundo. “Os espumantes têm excelente qualidade, com preços muito competitivos para o mercado internacional”, afirmou.
Lidio Carraro, Miolo, Boscato, Garibaldi, Aurora, Casa Valduga, Salton, Cave de Amadeu e Courmayeur foram visitadas pelo jornalista alemão, que escreve para as publicações Weinwirtschaft, WeinWelt, Rheinpfalz am Sonntag e Meiningers Wine Business International. Ele estará escrevendo um artigo para a Weinwirtschaft sobre vinhos brasileiros a ser publicado em fevereiro de 2010, um mês antes da Prowein, uma das mais importantes feiras de vinhos do mundo. Esta revista é a mais importante com foco no trade, com objetivo de atrair mais compradores para o estande na Prowein. Hoje à tarde, ocorreu uma degustação de produtos no Ibravin com vinhos de empresas que não serão visitadas, mas que fazem parte do projeto e estão interessadas no mercado alemão.A programação foi aberta no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, em uma reunião-almoço entre o jornalista e a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, que falou sobre a produção brasileira de vinhos e derivados, além de detalhar as ações de promoção do projeto no mercado externo.

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