quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Degustação de espumantes Sabores do Sul

Participei de uma excelente e bem montada degustação a cegas de espumantes brasileiros, na noite de segunda-feira, dia 16, organizada pela revista Sabores do Sul, no restaurante Le Chateau Ivre, em Porto Alegre. Depois, fomos brindados com um jantar, preparado pelo chef Gérard Durand, no qual experimentamos à vontade os espumantes da degustação.
No total, foram 26 espumantes e cerca de 18 degustadores, entre os quais o mestre Mauro Corte Real, os enólogos Tarcis Rafael Capelletti e Maria Amélia Duarte Flores, Paulo Roberto Mazeron, presidente da Sbav-rs, e Jorge Ricardo Ducati, astrônomo da Ufrgs que, quando não está olhando estrelas, está bebendo vinho.
Não posso dar o resultado final da degustação porque a Sabrina Fuhr, diretora da Sabores do Sul, ficou de mandar as notas, logo após a computação, mas não mandou. Vou relacionar, então, os espumantes que degustamos no Grupo 1, com as garrafas devidamente cobertas, mas cuja relação foi divulgada depois do evento, e as notas que eu dei.
Estas foram as minhas notas:
Mostra 1 – Aurora Pinot Noir (charmat) – 95
Mostra 2 – Salton Reserva Ouro (charmat) – 90
Mostra 3 – Cavaleri Brut (charmat) - 86
Mostra 4 – Don Cândido (charmat) – 88
Mostra 5 – Don Giovani (champenoise) – 89
Mostra 6 – Cordelier Brut (champenoise) – 90
Mostra 7 – Cave Geisse Nature (champenoise) – 92
Mostra 8 – Pizzato (champenoise) – 91
Mostra 9 – Casa Valduga Prósecco (champenoise) – 90
Mostra 10 – Pericó Rosé (moscatel) – 89
Mostra 11 – Cavaleri Rosé (moscatel) – 90
Mostra 12 – Don Giovani Moscatel – 92
Mostra 13 – Cordelier Moscatel – 91

Como se vê, no meu gosto, os espumantes que, naquele momento, pareceram os melhores foram Aurora (95), Cave Geisse e Don Giovani (92), Pizzato e Cordelier Moscatel (91), Salton Reserva Ouro, Cordelier Brut, Casa Valduga Prosecco e Cavaleri Rosé (90).
No Grupo 2, cujas notas não disponho, bem como das notas totais finais, foram degustados os espumantes Aurora Chardonnay (charmat), Salton Brut (charmat), Don Giovani Stravaganza (charmat), Pizzato (charmat), Pericó Brut ( charmat), Santol Evidence (champenoise), Cave de Amadeu Brut (champenoise), Don Laurindo (champenoise), Chandon Rosé (chaarmat), Cave de Amadeu Rosé (cgampenoise), Salton Moscatel, Terra Nova Moscatel Miolo e Cavaleri Moscatel.
Dois dos meus parceiros de mesa, ainda na degustação às cegas, descobriram a identidade de dois espumantes. Tarcis Capelletti adivinhou que a Amostra 11 era o Moscatel da Cavaleri e o outro rapaz, da Spand Vinhos, pensou ter adivinhado que a Amostra 13 era um Valduga Moscatel, mas, no entanto, era um Cordelier Moscatel. Eu, que só entendo de vinho para o meu gasto, não adivinhei nenhum.
O jantar, como todos do chef Gérard, foi excelente: profiteroles de siri com molho de lagosta e, depois, um confit de canard ao molho de laranja com emulsão de foie gras e batata cendrillons. A sobremesa foi muito bonita, mas consegui me conter, respeitando a minha diabetes, e comi um melão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Don Ucha, mui buena la nota degustación Sabores do Sul. Los espumantes de mejor nota son, mismo, los mejores.
Juanico de Rivera