sábado, 17 de outubro de 2009

Viapiana Vinhos e Vinhedos

A tradicional e conceituada Viapiana Vinhos e Vinhedos, com a visão de unir o vinho e o turismo, inaugurará, no dia 23 de outubro, sexta-feira, às 20h uma nova estrutura de enoturismo no Rio Grande do Sul, com coquetel para clientes e convidados. O enoespaço, um moderno local, contará com restaurante, sala de degustação, boutique e Wine Bar. Os novos ambientes serão instalados na própria vinícola, localizada no Travessão Alfredo Chaves no município de Flores da Cunha.
No ano de 1986 os empreendedores Gervásio Viapiana, Antonio Viapiana Neto, Elmar Viapiana e Elton Viapiana resolveram deixar de produzir os vinhos apenas para consumo próprio e criaram a Viapiana Vinhos e Vinhedos, ainda hoje administrada pelos mesmos empreendedores. A história se remete há muito, quando os primeiros imigrantes italianos desembarcaram no país. Prova disso é a medalha conquistada pela família Viapiana, em Porto Alegre, no ano de 1925 durante o cinquentenário da imigração. Essa foi a primeira medalha conquistada pela vinícola, que hoje conta com uma coleção de praticamente 50 medalhas, entre nacionais e internacionais.
Os últimos prêmios recebidos foram Medalha de Ouro no Espumante Moscatel – VI Concurso Espumante Brasileiro. Medalha de Ouro – Via 1986 Cabernet Sauvignon 2005 – IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. Baco de Ouro – Viapiana Espumante Brut – 8° Concurso Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Baco de Prata – Viapiana Merlot 2008 – 8° Concurso Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha.
A nova estrutura de 550m² comportará uma boutique onde serão encontrados todos os produtos alusivos ao vinho e espumantes, tais como taças, champanheiras, adegas climatizadas, saca-rolas, decanters, cosméticos, além de vinhos e espumantes da Viapiana Vinhos e Vinhedos, entre outros produtos ligados ao vinho. No mesmo ambiente o visitante encontrará uma pequena biblioteca para aperfeiçoar sua cultura vitivinícola. Um restaurante que abrigará aproximadamente 100 pessoas e servirá cardápios diferenciados, criados por Chefs da Escola de Gastronomia. O espaço gastronômico funcionará com agendamento prévio para grupos de pessoas. A sala de degustações servirá para a realização de cursos e workshops, realizados pelo enólogo Elton Viapiana e pelo sommelier César Curra. Haverá ainda um local para um habitual happy hour, o Wine Bar, para os amantes da degustação de vinhos e espumantes. Na parte externa existe também um deck, onde podem provar os vinhos e espumantes da casa enquanto deslumbram as videiras da região. O Enoespaço estará aberto para realização de casamentos, formaturas, festas de aniversário e demais eventos.
A vinícola iniciou seu processo de modernização e mudanças em 1999, quando foi elaborado o seu primeiro vinho fino. Entre os anos de 2004 e 2005, a linha foi incrementada com a elaboração de espumantes e vinhos brancos finos. Um ano depois, a Viapiana dava o passo inicial para a implantação de um projeto moderno e estrutural de 30 hectares de vinhedos próprios que recebem cuidados extremos para baixa produção de uvas a fim de qualificar os produtos. Os vinhos têm controle total de temperatura e permanecem em barricas de carvalho americanas e francesas. Informações: (54) 3297.5144 / 3297.5140 - www.vinhosviapiana.com.br

Nenhum comentário: