sábado, 24 de outubro de 2009

Reflexão para aumentar qualidade e conquistar mercados

Quality Wine − Programa Nacional de qualidade vitivinícola e acesso ao mercado europeu, realizado pelo Ibravin em parceria com a Fiergs, reúne especialistas e consultores nacionais e internacionais em três Workshops em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para seguir o processo de qualificação dos produtos e conquista de novos mercados, o setor vitivinícola brasileiro viverá um período de reflexão nesta e na próxima semana. O Quality Wine − Programa Nacional de qualidade vitivinícola e acesso ao mercado europeu, que consiste numa série de três Workshops, em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul – buscará as respostas para a seguinte pergunta: o que é preciso fazer para entregar um produto de qualidade a um preço competitivo? Os caminhos serão apontados por especialistas e consultores nacionais e internacionais em um programa sem custo para as empresas interessadas, graças a uma parceria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), através de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), junto com os Centros Internacionais das Federações de Pernambuco (Fiepe) e de São Paulo (Fiesp), no âmbito do Programa Al-Invest.
O Quality Wine dará continuidade ao projeto de posicionamento da marca Vinhos do Brasil, desenvolvido pelas principais entidades representativas do setor vitivinícola nacional, com consultoria da empresa Top Brands, que culminou com a campanha “Abra e se Abra. Abra a cabeça, abra um vinho do Brasil”, criada pela agência Escala. A abertura do Quality Wine aconteceu em Petrolina (PE), dias 22 e 23, no Senai (Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267). A sequência do programa ocorrerá em São Paulo, na segunda e terça-feira próximas (dias 26 e 27), na Fiesp (Av. Paulista 1313). Por fim, nos dias 29 e 30, acontecerá o encerramento do Quality Wine, em Bento Gonçalves, no auditório da CIC (Alameda Fenavinho, 481). “O começo foi promissor, porque tivemos quatro vezes mais inscritos do que esperávamos em Petrolina”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Até o dia 21, havia 85 pessoas confirmadas para o evento. A expectativa inicial é ter a presença de 150 empresas nos três Workshops.
“Neste evento, serão alisadas as boas práticas enológicas e certificações empregadas na vitinicultura mundial e suas aplicabilidades como fatores determinantes para o sucesso no mercado interno e externo”, destaca Paviani. Dentro do programa, será avaliado o panorama mundial das tendências de produtos, embalagens e estilos de vinhos que vem se destacando no mercado mundial. Também será feita a análise, por meio de estudos de caso, sobre a importância da tipicidade e das indicações geográficas como fator para agregar valor aos produtos no ponto de venda. O conteúdo do evento ainda prevê a procura por alternativas para reorganizar a categoria de vinhos brasileiros no mercado nacional e criar estratégias para posicioná-los no mercado internacional.
Depois dos Workshops, serão selecionadas 15 empresas para participar do Programa de reforço da qualidade e melhores práticas enológicas, que terá a duração de 36 horas aula.
As palestras serão ministradas nos dias 6 e 7 de novembro, 20 e 21 de novembro e 4 e 5 de dezembro no Ibravin (Bento Gonçalves) e transmitidas via Internet para as empresas que não puderem comparecer.
As inscrições para o Quality Wine devem ser feitas pela internet, pelo site www.cinrs.org.br. As vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail al-invest@fiergs.org.br ou pelo telefone (51) 3347.8675.


PROGRAMA
Cronograma dos Workshops:
• 22 e 23 de Outubro (Quinta e sexta) – Petrolina – Escola Técnica SENAI PETROLINA- Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, 267 - Vila Eduardo ;
• 26 e 27 de Outubro (segunda e terça) – São Paulo – auditório da FIESP, Av. Paulista 1313;
• 29 e 30 de Outubro (Quinta e sexta) – Bento Gonçalves – auditório da EMBRAPA, Rua Livramento 515.


Programação: 22, 26 e 29 de Outubro de 2009

8h30min Credenciamento e café de boas vindas

9h Abertura – IBRAVIN/ Wines From Brazil / Programa Al–Invest IV / Parceiro Local

9h30min Adequação das vinícolas para o mercado Interno e Externo
As boas práticas enológicas recomendadas pela OIV e certificações mais utilizadas com seus prós e contras.
Palestrante: Dra. Kelly Lissandra Bruch – Assessora Jurídica do IBRAVIN

10h Tendências de produtos e práticas empregadas na vitivinicultura Mundial
O que o mercado sinaliza em termos de tendência de produtos?
As certificações como ISO, APPCC, Resíduos, responsabilidade social, trade fair, sustentabilidade são exigências ou apenas diferencial de marketing?
O mercado para os produtos Orgânicos e Biodinâmicos.
Como uma boa apresentação do produto (package) influencia na escolha do produto por parte do consumidor.

Palestrante: Dirceu Vianna Junior MW, Diretor de Desenvolvimento de Vinho na Coe Vintners – uma das maiores empresas importadoras independentes do Reino Unido. É o primeiro homem da América do Sul a receber o título de ‘Master of Wine’.

11h30min Espaço para Perguntas

12h-14h Intervalo para Almoço – Livre

14h Vinhos Brasileiros: Diagnóstico com base no trabalho desenvolvido para o Instituto Master of Wine analisando a variedade Merlot do Vale dos Vinhedos.
Análise das principais vantagens e problemas encontrados nos vinhos brasileiros.

Palestrante: Dirceu Vianna Junior MW, Diretor de Desenvolvimento de Vinho na Coe Vintners – uma das maiores empresas importadoras independentes do Reino Unido. É o primeiro homem da América do Sul a receber o título de ‘Master of Wine’.

15h Debate: Tipicidade dos vinhos Brasileiros nas principais regiões produtoras
Quais são as principais características dos vinhos de cada região e suas variedades de destaque? Importância das indicações geográficas? Elas expressam as tipicidades de cada região? Estudo de caso do Espumante: case brasileiros x outros players mundiais? Champagne, Asti, cava.
Palestrante: Celito Guerra Pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (São Paulo e Bento Gonçalves)
Palestrante: Guiliano Pereira, pesquisador da Embrapa Semi-Arido (Petrolina)


16h Coffee-break

16h15min Painel de Degustação – Vinhos Representativos Região do Evento

Degustação às cegas de 6 produtos representativos da região com intuito de identificar oportunidade e ameaças para o posicionamento da categoria de vinhos no mercado nacional e internacional.

Coordenação: Entidade parceira local/Ibravin.
Degustadores: todos os participantes do evento
Comentaristas: Dirceu Vianna Jr./ demais membros mesa a definir posteriormente. (a confirmar)

17h30min Conclusões e encerramento.

Programação: 23, 27 e 30 de Outubro de 2009

DESAFIO: COMO REOGANIZAR A CATEGORIA DE VINHOS NO MERCADO INTERNO E CRIAR UM POSICIONAMENTO PARA O MERCADO EXTERNO?

9h Tendências Mundiais de Comercialização e Posicionamento de vinhos
Estudo de caso: A estratégia do novo mundo x o velho mundo: Erros e acertos!
Como gerenciaram os 4 P’S (PREÇO , PRODUTO, PRAÇA E PROMOÇÃO)

Palestrante: Warrick Duthy – consultor com 25 anos de experiência em gerenciamento geral, marketing e desenvolvimento de negócios no setor vinícola de companhias como Penfolds Wine Group, Diageo e Allied Domecq World Wines baseado na Inglaterra onde atuou para integrar as companhias Bodegas e Bebidas na Espanha, Mumm Perrier Jouet em Champagne e Graffigna na Argentina.

10h45min Coffee-break

11h Como tirar proveito do mercado doméstico e proteger-se de competidores internacionais?
Sessão interativa com os participantes do evento.

Palestrante: Warrick Duthy – consultor com 25 anos de experiência em gerenciamento geral, marketing e desenvolvimento de negócios no setor vinícola de companhias como Penfolds Wine Group, Diageo e Allied Domecq World Wines baseado na Inglaterra onde atuou para integrar as companhias Bodegas e Bebidas na Espanha, Mumm Perrier Jouet em Champagne e Graffigna na Argentina.

11h30min Espaço para Perguntas

12h-14h Intervalo para Almoço – Livre

14h Case Vinhos do Brasil e Wines From Brazil – Posicionamento estratégico
Como entregar os pontos de paridade estabelecidos no posicionamento estratégico do setor: presença nos pontos de venda, qualidade garantida e visibilidade e conhecimento;
Como trabalhar a identidade do vinho nacional e suas regionalidades;

Palestrante: Julio Moreira – Top Brands - é graduado em Administração de Empresas pela FGV/SP e História e pela USP. Possui MBA pela Business School São Paulo e University of Toronto. É mestre em Administração pela PUC/SP. Professor da ESPM desde 2002 onde leciona as disciplinas de Branding e Gestão de Produtos e Marcas, nos cursos de Pós-Graduação. Antes de se associar a Top Brands atuou 20 anos como executivo de Marketing e Vendas em grandes empresas nacionais e multinacionais, tais como, Unilever, Quaker, Tigre, Credicard, Metlife e AkzoNobel.

15h Case Vinhos do Brasil e Wines From Brazil – Presença nos Pontos de Venda
Como reorganizar as gôndolas dos pontos de venda no MI e criar oportunidade para o ME;

Palestrante: Rubens Sant’Anna Neto - Sócio Diretor e Fundador da Sant’Anna Inamoto, Professor ESPM e teve Atuação em diversos projetos de Trade Marketing para Indústrias de Bens de Consumo (São Paulo Alpargatas, Asics Brasil, Grupo Mabel, Johnson & Johnson, Kraft Foods, Vonpar).

15h45min Coffee-break

16h Mesa Redonda: Conclusões e Perspectivas para o Vinho Brasileiro
Visões de cada um sobre os temas levantados durante os dois dias e aplicações no case do Brasil.

Participantes: Palestrantes, Embrapa, Sebrae, empresários, membros de sindicatos e associações de produtores. (a confirmar)

Mediador: Julio Moreira – Top Brands.

17h Conclusões e encerramento.

Nenhum comentário: