terça-feira, 27 de outubro de 2009

Primeiro vinho frisante de Farroupilha

A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) aproveitou a solenidade de revelação dos vencedores da 4ª Seleção de Vinhos de Farroupilha para apresentar o Vinho Moscatel Frisante produzido institucionalmente pela associação, que é o primeiro frisante moscatel elaborado no município.Trata-se de um vinho moscatel gaseificado naturalmente por fermentação, com até duas atmosferas de pressão e baixa graduação alcoólica (9,5% vol) - o que o diferencia dos espumantes. A inovação do produto está na utilização das uvas moscatéis do município de Farroupilha, maior produtor brasileiro dessas variedades. O produto é um dos primeiros resultados do projeto IG Vinhos Farroupilha, iniciado em abril pela Afavin em conjunto com a Embrapa Uva e Vinho. Os trabalhos visam reconhecer através de Indicação Geográfica o município, com foco nos vinhos moscatéis finos, tranquilos, espumantes e frisantes.
Segundo o coordenador do Conselho Técnico da Afavin, João Carlos Taffarel, o produto foi engarrafado em caráter experimental. O objetivo é que em curto espaço de tempo ele possa ser comercializado pelas vinícolas associadas e que em médio prazo esteja disponível ao mercado com o selo da Indicação Geográfica Vinhos de Farroupilha.
A produção experimental e o engarrafamento do Moscatel Frisante Afavin foram feitos pela Vinícola Perini, parceira no desenvolvimento do produto. As instituições que fazem parte do projeto de desenvolvimento da Indicação Geográfica de Farroupilha são Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Nenhum comentário: