terça-feira, 27 de outubro de 2009

Nauro Morbini é o Enólogo do Ano 2009

Evento de escolha ocorreu na noite de 23 de outubro juntamente com o lançamento da 1ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. O Enólogo do ano 2009 é Nauro Morbini, da Cooperativa Vinícola Aurora. A votação final – realizada em três etapas no período de 06 a 23 de outubro – encerrou na última sexta-feira, 23, em um evento realizado no Clube Corinthians, em Bento Gonçalves.
Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e com patrocínio das empresas M.A. Silva Cortiças e Amazon Group, o concurso tem o objetivo de valorizar o enólogo, reconhecendo o profissional que busca diariamente o aperfeiçoamento e a qualificação para garantir a qualidade dos vinhos brasileiros.
Premiado com uma viagem para a Europa, Morbini visitará uma feira do setor vitivinícola com o compromisso de apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados da ABE. Ele deverá relatar suas experiências adquiridas durante a viagem técnica, a fim de multiplicar conhecimentos com os demais enólogos. A passagem aérea será em classe econômica, incluindo seis diárias em hotel categoria turística e seguro de viagem.
Em seu pronunciamento, o presidente da ABE, Carlos Abarzúa avaliou o ano de 2009 como uma safra de grandes realizações para a entidade coroada com o anúncio do Enólogo do ano e com o Lançamento da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. “Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas com a dedicação e a união de esforços de cada enólogo, esta trajetória fica mais fácil de ser percorrida”, concluiu.
Neste ano, o evento de escolha do Enólogo do Ano 2009 foi marcado também por homenagens e atrações especiais. Entre elas, destaque para a comemoração do Jubileu de Ouro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Bento Gonçalves – antigo Colégio de Viticultura e Enologia. Para marcar a data, os 15 integrantes da primeira turma do Curso Técnico de Viticultura e Enologia foram homenageados com uma placa enaltecendo o início de uma safra de talentosos enólogos.
Momento marcante da noite foi o lançamento da primeira edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia (RBVE). Com uma tiragem de mil exemplares, a publicação é
dirigida à divulgação de trabalhos técnico-científico originais e inéditos e será distribuída gratuitamente aos associados da ABE, bibliotecas de cursos relacionados à área, além de entidades do setor vitivinícola.
De acordo com o editor da revista, Eduardo Giovannini, poucos países contam uma publicação técnico-científica como a que a ABE acaba de lançar. Giovannini aproveitou a ocasião para convocar os enólogos a submeterem seus estudos a apreciação da comissão organizadora da revista. “Desta forma, estaremos permitindo que o vinho brasileiro se destaque cada vez mais e o conhecimento aqui gerado seja difundido entre todos nós”, salientou.

Nenhum comentário: