quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Magia dos Vinhos Biodinâmicos

O termo vem grego bio(vida), e dunamis (força); a biodinâmica é a "força da vida", "teoria das forças vitais". A explicação é da enóloga Maria Amélia Duarte Flores que, dia 28, promoverá uma degustação de vinhos biodinâmicos, às 19h, na Adega Uniagro, do meu amigo Zildo de Marchi.
Uma maneira de estar e sentir agricultura e vida como parte integrante de um ecossistema com extensão cósmica, mais do que uma ciência aplicada. Tem o pensamento mais radical que o orgânico, mas a mesma origem: o excesso de química do século XX aumentou a produção, destruindo pestes, mas também destruiu ecossistemas e, assim, o terroir.
Várias práticas biodinâmicas nasceram em agriculturas primitivas proibidas pela Inquisição, vistas como bruxarias, como o calendário lunar e marés. Steiner organizou conceitos, agregando o lado filosófico e esotérico da questão. Uma das diferenças essenciais entre orgânicos e biodinâmicos é o tempo do plantio, regulado conforme as fases da lua. Além de uma teoria ou prática, o biodinamismo é também um estilo de vida da maioria dos viticultores que o seguem; o mercado gosta de chamá-los de "neo-hippies" de vido a esta forma de viver vinculado a natureza e energias do universo.
O biodinamismo considera a polaridade dos seres vivos, equilíbrio entre forças materiais da terra e forças energéticas: a influência do sol, lua e outros astros, mínimo de interferência humana, nada de química. Acredita-se que esses vinhos potencializem o terroir, em aromas, sabores e longevidade, sem filtros de defeitos. Não precisa ser bom, tem que ser verdadeiro.
“Não há safras boas ou ruins, são as formas de expressão da natureza em cada ano, em cada momento. O agricultor deve compreender a essência da vida e ajudar esta reconstrução. Se a natureza é agredida, ela responde.”
O encontro do dia 28 vai ser um bate-papo e degustação de vinhos orgânicos e biodinâmicos, sob o comando da enóloga Maria Amélia Duarte Flores. Os vinhos serão:
Domaine Zind Humbrecht, Riesling, Alsace, França
• EQ Matetic Sauvignon Blanc . DO San Antonio, Chile
• Marimar Torres Estate Chardonnay, DO Russian River Valley, Estados Unidos
• Viña Emiliana Coyam 2005 . Chile
• Avondale "The Owl House" Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2003 . Paarl, África do Sul
• EQ Matetic Syrah 2006 . DO San Antonio, Chile
• Il Segreto Chardonnay Brut Organico . San Rafael, Mendoza, Argentina
• (degustação de um vinho surpresa)
Valor individual - R$ 120,00 (incluso palestra, vinhos, apostila, certificado, pães, tábuas de frios e brinde com espumantes). Apenas 12 vagas. Informações e reservas - (51) 9331 6098 ou mariaamelia@vinhoearte.com
Vá de táxi, deguste tranquilo!
Apoio | Adega Uniagro | www.adegauniagro.com.br

Nenhum comentário: