sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cobertura para as parreiras

Sabor mais aguçado, menos tratamento e agregação de valor às uvas são alguns dos resultados trazidos pela utilização de coberturas de plástico nas parreiras. Esta técnica, que começou a ser aplicada há 12 anos na propriedade da família Venturini, em Caxias do Sul, foi conhecida pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado na última terça-feira (20), quando esteve visitando o local.
As coberturas são colocadas nas fileiras de parreiras, de forma individual e acarretam em considerável diminuição no uso de agrotóxicos. “O tratamento caiu 70%”, disse o patriarca dos Venturini que, atualmente, chega a ficar um mês sem a necessidade de tratar a plantação coberta.
João Carlos Machado ficou satisfeito com a qualidade e a produtividade que o processo permite. Os Venturini têm 7 ha plantados com uva de mesa e uva de vinho e 2 deles estão cobertos. Alguns tipos da fruta não comportam a proteção plástica por serem muito sensíveis, como a itália e a bordeaux. A propriedade colhe uma média anual de 40 mil quilos da uva de mesa e 70 mil quilos da de vinho.

Nenhum comentário: