terça-feira, 27 de outubro de 2009

Beber vinhos e olhar estrelas

Já escrevi aqui no Blog sobre o jantar com a enóloga portuguesa Filipa Pato que participei lá no restaurante Orquestra de Panelas, em Porto Alegre, mas não falei sobre meus outros companheiros de mesa. Eles merecem, porque a conversa foi muito boa, simpática e informativa, pois todos gostam e entendem de vinhos, são membros da Sbav, com a qual viajam pelo mundo conhecendo vinícolas e vinhos.
Estavam na minha mesa o astrofísico Jorge Ricardo Ducati e sua esposa Jandyra Fachel, o professor Flávio Martins e a Maria Cristina Mattos, esta quase minha vizinha, pois nascida em Rosário do Sul, perto de Santana do Livramento. Falamos muito sobre a nova província vinícola que está se formando no Rio Grande do Sul, na região da campanha, e descobri que o mestre Ducati, além de olhar as estrelas, também é um vinhateiro. Possui terras em Mariana Pimentel, planta viníferas - garganega, sangiovese, barbera, merlot e cabernet sauvignon- e já construiu até uma adega subterrânea, com três metros de profundidade, para envelhecer sua produção. A vinificação é feita em Garibaldi pelo mestre Vilmar Bettú.
Tive a honra de ser convidado por Jandyra e Jorge para ir conhecer a propriedade deles em Mariana Pimentel. O convite veio depois que, falando em meus tempos de Livramento, o que eu mais gostava era ir para as casas de maus parentes no campo, no verão, e, à noite, dormir ao ar livre, olhando para as estrelas. Jandyra diz que isso é o que mais faz o Ducati, olhar para as estrelas, à noite, do meio dos parreirais. Não é à toa que ele é um astrofísico do meio estelar.
Outra coisa fantástica de Jorge Ricardo Ducati é sua coleção de rótulos de vinho. Ele possui mais de nove mil (?) rótulos de vinhos. Deve ser a maior coleção do gênero no mundo. Do Brasil, certamente é. Até sugeri para minha amiga jornalista Ana Fritsch, editora dos Cadernos de Vinho do Jornal do Comércio, a elaboração de uma reportagem com o Ducati. Contribui com a coleção do Ducati juntando algumas garrafas vazias dos vinhos da Filipa Pato para ele retirar os rótulos em casa. Aliás, quando mais jovem, também tentei iniciar uma coleção dessas. Sabem por que desisti? Pela dificuldade que é arrancar rótulo de garrafa de vinho. Segundo Jandyra, Ducati tem uma técnica especial para fazer isso. Quando for a Mariana Pimentel ( município logo após Guaiba) vou ver como ele faz. Além, é claro, de provar um Garganega, com uva originária do Vêneto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Danilo, está ótima tua matéria
verinha renner

Anônimo disse...

Danilo!
Está muito boa a matéria sobre o astrofísico vinicultor
João Antônio

Maria Paula disse...

O Danilo, belo texto!
Maria Paula