segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Almadén agora é da Miolo

Já noticiamos aqui no Blog a compra da Vinícola Almadén, em Livramento, pelo Miolo Wine Group. Agora, é o Clube do Vinho da Paraiba que manda um comentário sobre o assunto.
“Agendando antecipadamente desde Porto Alegre, no outono de 1984 conhecemos as instalações fabris e os vinhedos localizados numa fazenda de 2.000 hectares no distrito de Palomas no município de Santana do Livramento-Rs que tem sua cidade sede conurbada com Rivera no Uruguai. Éramos uma comitiva de doze casais paraibanos que constituía o primeiro grupo turístico nordestino a visitar a metade sul do Rio Grande, iniciando em Santo Ângelo onde fomos recebidos oficialmente pela prefeitura local que, mesmo sendo uma segunda-feira, quando não há função, mandou abrir o parque arqueológico da Missão de São Miguel, exclusivamente para nosso grupo que assistiu em privé, naquela noite, a um notável espetáculo de SOM E LUZ ao ar livre em frente às ruínas ainda majestosas da Igreja da Missão de São Miguel que havíamos visitado à tarde daquele mesmo dia.
Em Santana do Livramento a recepção ficou a cargo da Associação Comercial local, que recebeu a delegação em jantar com música, muito elegante, em sua sede própria e bem moderna, com um grande salão de recepções devidamente equipado para assembléias e reuniões festivas. No dia seguinte logo cedo, rumamos para a Estância Poderosa onde fomos assistir a ordenha do gado em sua maioria ovino e participar da faina matinal numa fazenda da região e, como ninguém era de ferro, o simpático casal de estancieiros nos ofereceu um autêntico churrasco pampeiro de “Fogo no Chão” onde não faltaram os “chivitos saltados” mais típicos do lado uruguaio, contando com acompanhamento musical do conjunto Os Gaudérios e, transmissão direta da Radio Livramento com direito a várias entrevistas, além do discurso de agradecimento do Dr. Carneiro Braga em nome dos paraibanos.
No dia seguinte, chegamos cedo à Palomas para conhecer a mais moderna vinícola do Brasil daqueles tempos, pertencente ao grupo californiano National Destilers que ali produzia vinhos finos da marca ALMADÉN, rótulo americano dos mais prestigiados nos Estados Unidos, que naquela altura já estava presente em boa parte do mercado brasileiro. Depois da visita aos vinhedos e as instalações industriais,fomos recebidos em um grande salão, onde o diretor técnico da Empresa explicou detalhadamente os estudos preliminares efetuados para a realização do projeto que começou com a vinda de um grupo de técnicos americanos (agrônomos, geólogos, enólogos entre outros) para a escolha do terreno, mensurando a composição da terra, os índices de pluviometria, os ciclos de radiação solar, que definiram a compra da propriedade, a plantação das variedades para um estudo das mais adaptáveis e a construção da vinícola, após a legalização da papelada e a importação dos equipamentos.
A primeira vinificação ocorreu em 1982 e, em 1984, quando lá estivemos, o primeiro lote de espumantes tomava espuma e já iniciava seu engarrafamento, o que possibilitou a nossa delegação ser dos primeiros visitantes a prová-los. A Almadén, como era chamada a primeira vinhateira daquela região da fronteira sul, com suas terras em boa parte situadas abaixo do Paralelo 31, consideradas dentro da faixa mais propicia para o cultivo de viniferas em todo o mundo detonou a procura de terras que constituem hoje a Campanha Vinífera.
É esta empresa que também já pertenceu ao grupo canadense Seagrams, que se incorpora ao Miolo Wine Group, após ser adquirida da francesa Pernod Ricard pelas Vinícolas Lovara e Miolo, juntamente com o industrial gaúcho Raul Anselmo Randon, todos já partícipes do Grupo. Na nossa modesta visão, a nova incorporação da Almadén ao Grupo Miolo, trás em seu bojo uma singular vantagem, representada pela absorção da marca, conhecidíssima no exterior, muito especialmente no mercado dos Estados Unidos, o que constituirá uma excepcional ferramenta para escalar o grande potencial de mercado daquele país e sua forte influência no Canadá, Porto Rico e toda a área do Caribe.
O negocio constituiu uma Jogada de Mestre para possibilitar em menor tempo o projeto de expansão do Grupo e sua inserção no mercado internacional, o que nos deixa felizes como brasileiros e como associados do Clube do Vinho-PB que tem no Grupo um dos seus principais Parceiros Especiais.

Nenhum comentário: