sábado, 19 de setembro de 2009

VIII CAMPEONATO CORDEIRO PAULISTA – 2ª PESAGEM

O VIII Campeonato Cordeiro Paulista – ASPACO/ARAÇATUBA 2009 (VIII CCP) teve início nos dias 10 e 11 de agosto com a chegada dos cordeiros na Central de Ovinos na Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP em Araçatuba. Na chegada, os cordeiros nascidos entre os dias 01 e 30 de junho deste ano foram submetidos a exame clínico completo, vermifugação, vacinação contra clostridioses, além de pesagem extra oficial, realizados pelos residentes do Hospital Veterinário Luiz Quintiliano de Oliveira da Unesp, alunos da mesma instituição pertencentes ao GEO-ATA (Grupo de Estudos em Ovinos de Araçatuba) coordenados pelo Prof. Luiz Cláudio Nogueira Mendes e Diretoria do NCO – Núcleo de Criadores de Ovinos de Araçatuba.
Os animais estão confinados em local parcialmente sombreado, com área de 255 metros quadrados, cobertura de 60 metros quadrados, quatro divisões, embarcadouro, seringa, tronco de contenção com pedilúvio, balança e troncos.
Após os cordeiros terem passado por um período de adaptação alimentar e ambiental, iniciou-se a contagem do ganho de peso da prova a partir do dia 18/08, quando foi realizada a pesagem inicial oficial do campeonato. Os lotes serão classificados nesta etapa pelo ganho de peso médio diário dos três cordeiros com melhor desempenho do lote, ou seja, será excluído o valor do cordeiro com desempenho inferior.
A PREMIX - Técnica em Suplementação está ofertando prêmios para os melhores lotes do VIII Campeonato Cordeiro Paulista – ASPACO 2009. Serão 30 sacos da mesma ração que está sendo fornecida aos animais do campeonato, que é a Ração Total Ovinos Crescimento + Fator Premium. Os proprietários dos lotes de Grande Campeão, Reservado Grande Campeão e Terceiro Melhor Lote serão premiados com 10 sacos cada. “Agradecemos nosso parceiro, a PREMIX, por acreditar e investir na ovinocultura”, informou o presidente da ASPACO, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.
Os 12 participantes deste grande evento para o fortalecimento da ovinocultura trouxeram seus lotes totalizando 48 animais, descendentes de várias raças.
Pesagens
Foram realizadas, nos dias 18 de agosto, 01 e 15 de setembro sempre às 9h. A primeira pesagem oficial dos animais ocorreu após o período de adaptação, a primeira e segunda pesagens intermediárias tiveram como objetivo verificarmos o desempenho dos animais. As pesagens foram realizadas com a presença de criadores participantes, sócios do NCO/ASPACO, professores, residentes, alunos, patrocinadores e interessados na atividade.
Para acompanhar os resultados veja o site da Aspaco: www.aspaco.org.br

Nenhum comentário: