domingo, 13 de setembro de 2009

Restaurante Térèze, no Rio, com belas novidades

Saucisse d'agneau “cumberland” com Terre de Mistral Vignerons d'Estezargues 2007 Côtes du Rhône - Lingüiça de cordeiro fina caseira com confit de cebola, feijão branco “cassoulet”.
Um vinho com intensidade olfativa e seus aromas terrosos e vegetais. Um leve amargor que lembra a cebola confitada.
Esta é uma das sugestões de Ana Duek para curtir no badalado restaurante Térèze, localizado em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Todas as quintas-feiras há um jantar harmonizado super-charmoso, com pratos do chef francês Damien Montecer e vinhos indicados pelo músico Mú Carvalho. O projeto se chama RESTÔ 20 (VIN) – na verdade eles estão se reposicionando como um restaurante mais dedicado aos vinhos e, para isso, resolveram investir em uma nova e lindíssima adega, com design do francês François Delort; uma rica carta (que tem a consultoria da sommelière francesa Jeanne Marrioton) e nos jantares harmonizados.
“Escolher o vinho para harmonizar com um prato é como fazer a trilha sonora de um filme. Bernard Hermann com Allfred Hitchcock, Nino Rota com Federico Fellini, são parcerias tão certas quanto o Siri-Cocktail Paraty do chef Damien Montecer, com o português Muros Antigos Alvarinho”. A frase é do músico Mú Carvalho, responsável pelas harmonizações no Térèze.
Um jantar exclusivo e intimista, com assinatura do chef francês Damien Montecer, e harmonizado especialmente pelo músico e gourmet Mú Carvalho, é o que promete o restaurante Térèze para quem busca uma programação diferente quinta à noite, no Rio de Janeiro. As degustações harmonizadas, que passam a acontecer todas as quintas-feiras, somente sob reserva, no restaurante do Hotel Santa Teresa, fazem parte do novo projeto da casa, RESTÔ 20, que contempla uma imersão no mundo dos vinhos. A “trilha sonora” da noite também é assinada por Mú.
As paixões do músico e do chef pela enogastronomia motivaram um menu degustação criativo, com cinco pratos harmonizados com uma taça de vinho diferente para cada um. Todos os vinhos degustados são vendidos no restaurante a preço de importador. O lançamento do projeto RESTÔ 20 (VIN) marca também o lançamento da nova e completíssima carta de vinhos do Térèze, elaborada pela sommelière francesa Jeanne Marrioton, e da nova adega, candidata a uma das mais belas da cidade. A imponente estrutura em vidro metalizado, com design do francês François Delort, tem capacidade para 4.200 vinhos e ocupa o centro do salão. Foi carinhosamente batizada de Caixa de Jóias.
Menu harmonizado
(Menu + Vinhos : R$ 120,00, por pessoa + serviço de 13%).
Duo de thon e foie-gras com Domaine du Tariquet Ugni Blanc / Colombard 2007 Sud Ouest.
Carpaccio de atum com foie-gras fresco e salsa de manga, vinagrete de cítricos e leve shoyu. Saladinha de brotos. O Foie-gras traz textura e estrutura, pedindo um vinho com corpo e boa acidez.
Fish´n Chips com Loureiro Muros Antigos de A. Mendes 2007 Minho. Filet de linguado marinado “minute” com limão e em tempura bem “sequinha”, servido com vagem francesa, creme de “petits-pois”, batatas rústicas, flor de sal e molho tártaro caseiro. Filé de linguado em tempura, conferindo untuosidade, onde teremos no vinho a acidez exacerbada. A persistência gustativa com aromas cítricos para equilibrar com o molho tártaro.
Lapin à la moutarde de Maux et pruneaux com Masseria Trajone Primitivo di Manduria 2006 Puglia. Coxa, sobrecoxa e 'rable' de coelho da fazenda “Anthenors e filhos” braseado com molho mostarda “à l'ancienne”, rigatonis recheados de purée de ameixas. Lapin, um prato estruturado, suculento com molho de mostarda encorpado. No vinho temos tanicidade, bom corpo e alcoolicidade. Com os rigatonis, podemos conferir no vinho o retro-gosto de ameixas.
Crumble de fruit com espumante Salton demi-sec. Compota de frutas exóticas com baunilha, servida quente com farofa inglesa de castanhas, sorvete de baunilha e toffee sauce. Para acompanhar essa sobremesa bem exótica. Um espumante demi-sec refrescante e bem frutado.
Menu + Vinhos : R$ 120,00, por pessoa + serviço de 13%. Reservas : (21) 3380-0200 / 8509-6829 tereze@santateresahotel.com - Rua Felício dos Santos, S/N, Santa Teresa - acesso pela Glória (Rua Cândido Mendes). RESTÔ 20: Todas as 5as feiras, a partir das 21h.www.santateresahotel.com
A divulgação é de Ana Duek, da Aproach - (21) 3461-4616 - r. 142/(11) 3846-5787/(61) 3322-0082 - www.approach.com.br

Nenhum comentário: