domingo, 27 de setembro de 2009

Os bons vinhos de 2009

Vamos, então, aos resultados. Mais de 750 degustadores provaram os 16 vinhos selecionados entre as 308 amostras. Vamos saber, primeiro, quais são os 16 vinhos classificados como os melhores da Safra 2009 pelo grupo de 81 enólogos que provou, inicialmente, as amostras.
O primeiro vinho base para espumante foi Chardonnay/Pinot Noir, da Miolo, cujas notas finais foram: Seleção: 88; Mesa: 86; Degustador (Maria Alejandra Lozano, Argentina): 87; Eu: 95.O segundo vinho base para espumante, foi Chardonnay/Pinot Noir ,da Cave de Amadeu, com notas: Seleção: 87; Mesa: 86; Degustador (Gilberto Schwartsmann, Brasil): 89; Eu: 85.
O primeiro vinho branco seco não-aromático foi o Riesling Itálio, da Pernod Ricard, com notas finais: Seleção: 86: Mesa 86,5; Degustador (Ilka Lindemann, Alemanha): 87; Eu: 90. O segundo foi o Riesling Renano, da Vinícola Camprestre, com Seleção: 86; Mesa: 88; Degustador (Pedro Antônio Arraes Pereira, Brasil): 88; Eu: 86. O terceiro, Chardonnay, da Góes & Venturini, com Seleção:88; Mesa: 87,5: Degustador (Carlos Arruda, Brasil): 91; Eu: 92. O quarto também foi um Chardonnay, da Cooperativa Aliança, com Seleção: 88; Mesa: 87,5; Degustador (Alain Bertrand, França): 88; Eu: 88.
Na categoria branco fino seco aromático, o primeiro degustado foi Sauvignon Blanc, da Salton, com Seleção: 85; Mesa: 87; Degustador ( José Antonio Pinheiro Machado, Brasil): 88; Eu: 88. O segundo, um Moscato R2, da Perini, com Seleção;86; Mesa:88; Degustador (sorteado no público, Brasil): 90; Eu: 78.
Na categoria rose seco,foi um Merlot/Cabernet Sauvignon, da Pericó, com Seleção: 87: Mesa: 87: Degustador (Tiago Locattelli, Brasil): 85; Eu: 85.
O único da categoria tinto fino seco jovem, foi um Pinot Noir, da Fortaleza do Seival, com Seleção: 86; Mesa: 86; Degustador (Stuart Donald George, Inglaterra):87: Eu: 88.
O primeiro da categoria tinto fino seco foi Merlot, da Lovara, com Seleção: 87: Mesa: 87; Degustador (Gerardo Aguirre Ulloa, Bolívia): 89; Eu:
89. O segundo também foi um Merlot, da Rasip (Raul Randon), com Seleção: 87: Mesa: 88; Degustador (Christian Burgos, Brasil):89; Eu: 89. O terceiro foi um Cabernet Sauvignon, da Vinícola Santo Emílio, com Seleção: 88; Mesa: 88; Degustador (Peter Hayes, Austrália): 88. Eu: 90. O quarto foi uma Tannat, da Aurora, com Seleção: 88; Mesa: 87; Degustador (Sérgio Correa, Chile): 88; Eu: 87. O quinto, foi um Ancellotta, da Don Guerino, com Seleção: 88; Mesa: 86; Degustador (Jorge Carrara, Brasil): 88; Eu: 88. Finalmente, o último tinto e o último vinho a ser degustado, foi outro Ancelklotta, da Catafesta, com Seleção: 87: Mesa: 88; Degustador (Dirceu Vianna Junior, Inglaterra): 89; Eu: 91.
Para facilitar o entendimento: as notas de Seleção e Mesa são a média dos participantes da seleção inicial e da mesa na hora final da Avaliação. A do degustador e a minha são as pessoais, que demos após provar os vinhos.

Nenhum comentário: