sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Inscrições surpreendem na Seleção de Vinhos de Farroupilha

156 produtos foram inscritos por 16 vinícolas, representando um aumento de 30% em relação à primeira edição. A análise das amostras ocorrerá na próxima semana. As 156 amostras inscritas na 4ª Seleção de Vinhos de Farroupilha superaram mais uma vez as expectativas. O objetivo era manter as 136 amostras da última edição. Para o presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Tiago Tonini, esse número - que representa um aumento de 30% em relação à primeira edição do concurso - demonstra a importância do evento para as empresas farroupilhenses. “Começamos com 120 amostras e o aumento a cada ano comprova que temos obtido êxito em promover a produção vitivinícola local de qualidade. Os produtores percebem esse resultado e participam cada vez com mais ênfase”, comemora.
O período de inscrições e coleta de amostras ocorreu de 2 a 10 de setembro, com a participação de 16 vinícolas. As empresas inscreveram as amostras em onze categorias, que compreendem: vinhos de mesa tintos e brancos secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo (engarrafado ou a granel); espumantes moscatel e brut; e suco de uva integral/natural ou adoçado.
A Análise Sensorial, para avaliação dos produtos inscritos, ocorre na próxima semana, nos dias 16, 17 e 18, das 9h às 12h, na UCS Farroupilha. O trabalho será desempenhado por grupo de 30 degustadores convidados, composto por representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos. A revelação dos produtos premiados pela 4ª Seleção de Vinhos de Farroupilha ocorre no dia 16 de outubro, em jantar-baile, no clube Santa Rita.
A Promoção é da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) e da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Patrocinam o evento: Agrimar, Amazon Group, Anselmi, Banco do Brasil, Basf, Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), Cartório Kunzler, Casa de Carnes Rasera, Colombo, Copase Contabilidade, Corticeira Paulista, L’Hombre Calçados, LNF – Latino Americana, Sicredi, Tramontina, Trombini, Unyterra, Vêneto Mercantil. São apoiadores institucionais: Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Instituto Federal de Educação - Campus Bento Gonçalves, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Embrapa Uva e Vinho, Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Laren/Seapa/Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha e UCS Farroupilha.

Nenhum comentário: