segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Holandeses ficaram impressionados

Os quatro jornalistas holandeses que durante três dias (14, 15 e 16) visitaram seis vinícolas na serra gaúcha ficaram impressionados com a qualidade do vinho elaborado e com a infra-estrutura moderna instalada no Brasil. “Experimentamos uma qualidade muito grande de vinhos. Todos nos surpreendemos com o estágio avançado da vitivinicultura brasileira”, observou Ivens Signorini Filho, criador e editor do Brazil Insight, o website de turismo da Embaixada do Brasil em Haia (Holanda), com 40 mil acessos/mês (25% da Holanda). Ele ficou surpreso com a intensa participação das mulheres como gestoras das vinícolas brasileiras. “A liderança das mulheres aqui é invejável e pode ser sentida no sucesso das ações realizadas”, salientou.
As visitas técnicas foram organizadas pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do projeto Wines From Brazil, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Embaixada do Brasil em Haia (Holanda), governo do Estado do RS e TAM Linhas Aéreas. O roteiro contemplou seis empresas exportadoras do projeto Wines From Brazil, como Aurora, Casa Valduga, Courmayeur, Lidio Carraro, Miolo e Salton. “Tivemos uma verdade seleção de vinhos de ótima qualidade em todas as nossas passagens pelas vinícolas”, ressaltou o jornalista brasileiro radicado na Holanda. “Foi show de bola do início ao fim, como dizem os brasileiros”, acrescentou Ivens.
Ivens também ressaltou o complexo de enoturismo da Casa Valduga, unindo pousada, restaurante, cantina, como um dos lugares que mais chamou a atenção da delegação holandesa. “A diversificação dos negócios e complementação das iniciativas é algo bastante produtivo economicamente”. “Temos que renovar estas ações a cada dois anos pelo menos. Os artigos na imprensa dão um grande suporte aos importadores junto aos consumidores”.
Hans Veltweijer, que escreve para o jornal Metro, editado em 19 países, com distribuição gratuita em estações de trens, rodoviárias, shopping centers, disse que os vinhos degustados nos dois dias apresentaram “alta qualidade”. “Foi muito agradável”, comentou.
A jornalista Thea Detiger, do Telegraaf, o jornal de maior tiragem da Holanda, reconheceu que teve uma “uma grande e agradável surpresa” com os vinhos brasileiros. Frans Glissenar, do jornal Het Parool, destacou a recepção dos viticultores. “Fomos muito bem recebidos, em uma região acolhedora, com estilo típico de famílias italianas”, disse.
O representante da TAM na Holanda, o gaúcho Carlos Van Rossum, destacou a parceria com o Ibravin, a Embaixada do Brasil na Holanda e a Apex-Brasil. “Geralmente, os estrangeiros conhecem e se interessam pelo Brasil acima de São Paulo. Trazer jornalistas para o Sul do País é oportunizar que eles conheçam um outro Brasil, muito diferente da imagem que eles possuem daqui e de tudo que eles já conhecem”, disse. Conforme Rossum, os holandeses ficam de “boca-aberta”. “Eles não imaginavam que o Brasil estivesse tão avançado na produção de vinhos”. O representante da TAM na Holanda ainda parabenizou as vinícolas pela qualificação das pessoas que receberam os jornalistas e pelo inglês fluente de todos. “A recepção foi um dos grandes diferenciais das visitas. Todos estão muito preparados para receber estrangeiros”. Para ele, agora o desafio é dar continuidade à promoção dos vinhos brasileiros na Holanda. “Eles bebem muito vinho e não produzem nada. Também adoram viajar e são interessados por novidade. Precisamos aproveitar este novo mercado”, completou.
A vinda dos jornalistas holandeses foi acertada na degustação de vinhos realizada dia 1º de abril deste ano, em Haia, na residência do embaixador brasileiro nos Países Baixos, José Artur Denot Medeiros. Oito vinícolas verde-amarelas participaram do evento: Aurora, Miolo, Salton, Casa Valduga, Lidio Carraro, Boscato, Garibaldi e Vinibrasil. Além das visitas nas vinícolas da serra gaúcha, eles também conheceram alguns atrativos turísticos do Estado, como a Maria Fumaça, os Caminhos de Pedra e a região das Hortências.
A Holanda é o 4º principal destino de vinhos e espumantes brasileiros – e o 3º para as vinícolas exportadoras pertencentes ao Projeto Setorial Wines From Brazil. Valduga, Miolo, Aurora, Salton e Vinibrasil já exportam para o país dos moinhos.

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