quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Don Laurindo Cabernet Sauvignon 2005 ideal para cordeiro

Todo mundo sabe que a cabernet sauvignon é a Rainha das Uvas. O Don Laurindo Cabernet sauvignon 2005, é um vinho de cor vermelho púrpura. Seu aroma é frutado, ressaltando frutas vermelhas e especiarias, integradas a madeira de carvalho dando complexidade ao vinho. Na boca apresenta-se bem estruturado com retrogosto agradável.
Vinho de guarda. Aconselha-se consumir em até 6 anos.Graduação alcóolica: 13,2% Vol. Temperatura ideal para consumo de 15° a 18° C. Acompanha carnes vermelhas, cordeiro, pato, bacalhau, massas com molhos fortes, escargots e bons queijos. A Vinhos & Vinhos.com está vendendo a garrafa por R$ 30,00 e a caixa com seis garrafas por R$ 177,95.
Um pouco mais da Rainha das Uvas Tintas: é uma antiga cultivar da região de Bordeaux, França, hoje plantada com sucesso em muitos países vitícolas. Em 1913, já era cultivada experimentalmente pelo Instituto Agronômico e Veterinário de Porto Alegre. As primeiras tentativas de sua difusão comercial no Rio Grande do Sul ocorreram nas décadas de 1930 e 1940. Entretanto, foi a partir do final da década de 1980, com o incremento da produção de vinhos varietais, que esta cultivar ganhou expressão no Estado. Vários clones procedentes da França, dos Estados Unidos, da Itália e da África do Sul foram trazidos para a formação dos novos parreirais. Atualmente é a vinífera tinta mais importante do Estado.
É uma cultivar muito vigorosa e medianamente produtiva. Em vinhedos bem conduzidos obtêm-se uvas aptas à elaboração de vinhos típicos, que podem evoluir em qualidade com alguns anos de envelhecimento. É bastante susceptível às doenças de lenho que, se não forem controladas convenientemente, reduzem a produtividade e causam morte precoce das plantas.
O vinho de ´Cabernet Sauvignon' é mundialmente reputado pelo seu caráter varietal, com intensa coloração, riqueza em taninos e complexidade de aroma e buquê. Evolui com o envelhecimento, atingindo sua máxima qualidade desde dois a três anos até cerca de vinte anos em determinadas safras do Médoc, por exemplo.
Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário: