segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vinhos do Vale dos Vinhedos conquistam o mundo

O Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, exporta seus produtos para mais de 20 países nos cinco continentes. Com uma produção anual de 10 milhões de garrafas de vinhos finos, o Vale dos Vinhedos, situado na Serra Gaúcha, vem cada vez mais conquistando a preferência de consumidores nos mais diversos países. Só em 2008, a região exportou 500.211,71 litros de vinhos e espumantes para mercados da América, Europa, Ásia, África e Oceania, segundo dados do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (PSI-WFB).
Após conquistar a Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.) em 2001, as portas do mercado internacional se abriram para os vinhos da região. Hoje os vinhos do Vale estão presentes em 22 países, sendo eles: Alemanha, Austrália, Canadá, Cingapura, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, Estônia, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Holanda, Hong Kong, Japão, Luxemburgo, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Suíça e Suécia.
Das 35 vinícolas da região, 10 já comercializam seus vinhos no mercado internacional. Os principais destinos para os vinhos do Vale dos Vinhedos são: Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. No ano passado, o valor exportado pelas cantinas do Vale chegou a US$2.242.174,56.
“Hoje, os vinhos do Vale dos Vinhedos têm presença marcante tanto dentro como fora do Brasil. Essa conquista é resultante de muito trabalho, pesquisa e investimentos”, avalia o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Aldemir Dadalt. Primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência, o Vale dos Vinhedos prepara-se agora para a conquista da Denominação de Origem, que fortalecerá ainda mais a identidade dos vinhos elaborados no Vale.
Além de oferecer os melhores vinhos do Brasil, o Vale dos Vinhedos é farto em atrativos turísticos. Na região, localizada entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, a cultura do vinho está presente em todos os detalhes. Em seus 81,123Km², as atrações se multiplicam. Vinícolas, queijarias, restaurantes e hotéis apostam na criatividade e na preservação de seus costumes para bem receber o visitante.
Uma boa pedida é fazer um passeio para conhecer de perto aspectos da história e trajetória dos moradores do Vale dos Vinhedos. Colonizada por imigrantes italianos, a região ostenta com orgulho inúmeras manifestações culturais preservadas no patrimônio histórico e arquitetônico da região e também no artesanato, nos hábitos e costumes de trabalho e vida. Vale à pena conferir!
Mais Informações: Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Fone: (54) 3451.9601 - www.valedosvinhedos.com.br/ aprovale@valedosvinhedos.com.br.

Nenhum comentário: