segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Suco de uva branco atrai a atenção

O suco de uva branco é a grande novidade apresentada por três das quatro vinícolas brasileiras que elaboram o produto. Presentes na maior feira atacadista da América Latina, a 29ª Abad 2009 Recife, que aconteceu entre segunda-feira (10) e quinta-feira (13), em Olinda (PE), Casa Perini, Irmãos Molon e Aurora foram muito procuradas por distribuidores de todo o Brasil. A procura dos atacadistas, que detém 30% do mercado de vinhos e seus derivados no País, indica que o suco de uva branco pode inaugurar uma nova tendência de consumo no Brasil. A base do produto é a uva Niágara, sempre combinada com Moscato, Lorena, Coderc 13, entre outras.
“O produto é refrescante, tem tudo a ver com o verão brasileiro, porque é feito para tomar bem gelado”, afirma o diretor comercial da Casa Perini, Franco Perini. Lançado este ano, os 150 mil litros de suco de uva branco Jota Pê deve esgotar no mercado antes do final do ano. Mais da metade já foi comercializado. Para atender esta demanda crescente dos consumidores, a Perini planeja dobrar a produção de suco de uva branco para próximo ano. “Vamos investir mais de R$ 1 milhão em equipamentos no parque industrial destinado a produção de suco”, revela.
A Irmãos Molon, pioneira na produção de suco de uva branco, também projeta aumentar sua presença neste segmento. Há 25 anos a empresa elabora o suco de uva branco Sinuelo, sendo que há cinco anos na versão natural e integral, sem conservantes. No ano passado, foram vendidos 800 mil litros do produto. “Para este ano, vamos superar a marca de 1 milhão de litros”, informa o gerente nacional de vendas, Eleandro Gaziero. A perspectiva para 2010 é ainda melhor: produzir e vender 1,2 milhão de litros. “Nosso crescimento nas vendas alcança de 20% a 30% ao ano”, comemora.
A Aurora escolheu a Abad para lançar seu suco de uva branco, com produção de 1 milhão de litros. Líder no mercado de sucos, a Aurora espera vender tudo até março do próximo ano. “A receptividade tem sido ótima, além das nossas expectativas”, comenta a diretora de Marketing Lourdes Conci. A região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e o Nordeste são os principais mercados do suco de uva branco.
Se tudo ocorrer como o planejado, a Aurora deve dobrar ou até triplicar a produção de suco de uva branco em 2010. “Tudo vai depender das vendas este ano e da safra do ano que vem”, pondera o diretor geral Alem Guerra. A preocupação do diretor da Aurora refere-se à queda de 12% na produção de uva branca de mesa nesta safra. “Temos fartura de uvas tintas, mas a uva branca é escassa”, alerta. “Se o mercado continuar absorvendo o suco de uva branco, os produtores terão de aumentar a área de cultivo das brancas”, avisa.
Na safra de 2009, foram adquiridas 60,4 milhões de quilos de uva branca, ante 68,8 milhões de quilos na safra anterior. De uvas tintas, as vinícolas gaúchas compraram 390 milhões de quilos, contra 466 milhões de quilos na safra anterior. A outra vinícola que produz suco de uva branco é a Cooperativa Aliança.
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), com apoio do Sebrae-RS, participa da Abad Recife 2009, a maior feira do setor atacadista da América Latina, com sete vinícolas. A primeira participação coletiva do estande Vinhos do Brasil possui 11 balcões das vinícolas Casa Perini (dois projetos, Jota Pê e Perini), Cooperativa Garibaldi, Cooperativa Pompéia, Domno do Brasil, Irmãos Basso, Irmãos Molon e Miolo Wine Group (quatro projetos, Lovara, Fortaleza do Seival, Terra Nova e Miolo).
A localização do estande Vinhos do Brasil, com 117,5 metros quadrados de área, é A1 – Rua A, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), na Av. Professor Andrade Bezerra s/n°, em Olinda

Nenhum comentário: