quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os 100 anos da Vinícola Salton

Começou a contagem regressiva para o centenário da Vinícola Salton, que completou nesta terça-feira, 25 de agosto, 99 anos de uma história de sucesso no mundo do vinho. Já se preparando para uma série de comemorações que irão marcar essa data tão especial, a Salton irá lançar dois produtos no ano que vem: um vinho tinto e um espumante, ambos desenvolvidos especialmente para o Centenário pelo enólogo-chefe da casa, Lucindo Copat. Uma série de outras novidades estão na programação para marcar o ano de 2010, tanto na matriz da empresa, em Bento Gonçalves, como na filial, em São Paulo. “A idéia é que seja um ano inesquecível”, conta Stella Salton, gerente de comunicação da Salton.
Nesta terça-feira, a Salton comemorou seus 99 anos com a participação na ExpoAgas, a maior feira de produtos, equipamentos e serviços para supermercados promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), até esta quinta-feira, 27 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Num estande moderno, a vinícola apresentou aos participantes rótulos para todas as ocasiões: do melhor custo-benefício às linhas mais nobres, com vinhos premiados no Brasil e no exterior.
Na matriz, em Tuiuty, e na filial, em São Paulo, a Salton fez a comemoração com aqueles que se dedicam diariamente para levar aos consumidores os produtos da mais alta qualidade, transformando a Salton numa das principais vinícolas do país. A confraternização aconteceu entre os mais de 340 colaboradores que trabalham na empresa.
Desde 1878 no Brasil, a Família Salton foi uma das primeiras a chegar ao Rio Grande do Sul. Logo, passaram a dedicar-se à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, com algumas mudas de vinhas trazidas da Itália pela própria família. No dia 25 de agosto de 1910, Paulo e seus irmãos, Ângelo, João, Cezar, Luiz e Antônio Salton fundaram uma sociedade com o nome de “Paulo Salton – Armazéns Gerais” tendo como objetivo o ramo de comercialização de cereais, além de fiambreria e secos e molhados em geral.
Entretanto, como as mudas de vinhas, algumas trazidas da Itália pela própria família, tiveram uma adaptação muito boa ao clima brasileiro, pouco tempo depois, mudavam de ramo, passando a dedicar-se exclusivamente à cultura de uvas e a elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação social de “Paulo Salton & Irmãos”.
E, nesse ritmo, foi crescendo, acumulando patrimônio, vencendo concursos, levantando prêmios de honra pela qualidade de seus vinhos. Sua fama foi crescendo e espalhou-se por todo o Rio Grande do Sul até alcançar todo o território nacional. Durante todos estes anos, importou e aclimatou as melhores variedades de uvas para vinhos e, conseqüentemente, formou seus próprios vinhedos modelos, onde são aplicadas as melhores técnicas de cultivo e hoje servem como base de difusão vitícola. Paralelamente, foi investido o que existe de mais moderno em equipamentos enológicos no mundo.
Hoje, a Vinícola Salton detêm o melhor vinho tinto nacional com o premiado Salton Talento 2005 e o melhor Chardonnay nacional, com o Salton Virtude, segundo o concurso realizado pela Expovinis 2009, maior feira do setor vinícola da América Latina. E também fora do Brasil coleciona prêmios se tornando uma verdadeira vitrine dos vinhos brasileiros. Entre as premiações estão o Trophée Prestige 2009, na França, o 26º International Wine Challenge, em Londres, o VinAgora International Competition, na Hungria, os concursos Vino Ljubjana, na Eslovênia e Selections Mondiales des Vin, no Canadá. Já com os espumantes, a Salton já se tornou referência, sendo pela 5ª vez consecutiva a líder em produção e comercialização do produto. Os números repassados esse ano pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostram que a vinícola de Bento Gonçalves é responsável por 40% do produto nacional consumido no país.

Nenhum comentário: