terça-feira, 14 de julho de 2009

VI Concurso do Espumante Brasileiro

A qualidade dos espumantes brasileiros, hoje reconhecida internacionalmente, estará em evidência no próximo mês de agosto. No período de 4 a 6 de agosto, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) promove, em Garibaldi, o VI Concurso do Espumante Brasileiro. A expectativa dos organizadores é de ultrapassar as 144 amostras inscritas por 50 vinícolas na edição anterior, realizada em 2007.
De acordo com o presidente da ABE, Carlos Abarzúa, o Concurso do Espumante Brasileiro tem dupla importância. “Em primeiro lugar, a importância mercadológica, pois as empresas estarão apresentando seus produtos visando obterem medalhas que comprovem a qualidade dos espumantes e, com isso, também atinjam melhores resultados comerciais. Depois, tem a importância técnica do evento que conta com a participação de experts avaliando a qualidade dos espumantes”, afirma.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de espumantes do Brasil, tendo elaborado em 2008, 12,5 milhões de garrafas de espumante. No Estado, a Serra Gaúcha destaca-se pela elaboração de vinhos espumantes de alta qualidade, muitos deles premiados em concursos internacionais.
O bom desempenho das vinícolas brasileiras na elaboração de espumantes vem contribuindo também para o incremento do consumo. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a comercialização de vinhos espumantes produzidos no Rio Grande do Sul somou 2,12 milhões de litros de janeiro a maio de 2009, um aumento de 21,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,74 milhão de litros.
Conforme Abarzúa, embora no Brasil cerca de 98% da produção de espumantes ainda sejam destinados ao mercado interno, o consumo vem crescendo. ““Hoje o espumante não é lembrado somente em datas comemorativas; ele é lembrado em várias outras ocasiões: eventos empresariais, políticos e artísticos, bem como em happy hours, encontros triviais em família, em reuniões de negócios”. Por isso, além de poder avaliar a evolução qualitativa do espumante brasileiro, o concurso representa uma oportunidade de divulgar e promover a bebida”, destaca o enólogo.
Inscrições
Em sua sexta edição, o Concurso do Espumante Brasileiro premiará os espumantes melhores classificados por categoria - Espumante de Segunda Fermentação (Charmat/Tradicional) e Espumante de Primeira Fermentação (Moscatel) - respeitando o limite de 30% entre os inscritos, conforme normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional dos Enólogos (UIOE). As vinícolas interessadas em participar têm até o dia 10 de julho para inscreverem suas amostras. Cada empresa participante deverá entregar, juntamente com a ficha de inscrição do produto, seis garrafas por amostra na sede da ABE (Rua Matheus Valduga, 143), em Bento Gonçalves.
Os espumantes serão avaliados por um painel de degustadores formado por enólogos e experts indicados pela própria instituição. A divulgação dos resultados e entrega da premiação ocorrerá no dia 6 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia, o VI Concurso do Espumante Brasileiro conta com o apoio da Câmara de Indústria e Comércio, Prefeitura de Garibaldi e Fenachamp.

Nenhum comentário: