quinta-feira, 9 de julho de 2009

Uma campanha de caráter emocional

Com base emocional, a campanha é dirigida a pessoas que procuram uma vida mais alegre e são atentas a novas experiências. “A campanha mostra, através de imagens, a jovialidade, a descontração e a autenticidade dos vinhos brasileiros”, afirmou Paviani. Todas as locações para as fotos que integram a campanha tiveram o Rio de Janeiro como moldura. A escolha do cenário é histórica, porque abandona o clima rural e intimista dos vinhedos e das cantinas, colocando em foco todas as cores da luz tropical da Cidade Maravilhosa. O fotógrafo carioca Daniel Mattar, escolhido para assinar as imagens da campanha, colocou em primeiro plano homens e mulheres jovens, representando toda a diversidade étnica do Brasil. As rolhas, os barris e as uvas saíram de cena.
No mercado interno, esta mudança na comunicação trazida pela campanha institucional do Ibravin busca romper o preconceito ainda existente contra os vinhos brasileiros. “Devido a ações agressivas de marcas estrangeiras e à falta de disseminação do conhecimento da evolução da indústria vitivinícola brasileira, ainda sofremos com uma baixa percepção de qualidade”, disse Paviani. “Como não é algo racional, está muito mais ligado à questão da imagem refletida e percebida”. O novo posicionamento dos vinhos brasileiros busca transformar esta imagem, aproximando-a da realidade. “O setor está pronto para oferecer produtos descomplicados e diversificados, ideais para acompanhar momentos alegres da vida das pessoas”, assegurou o diretor-executivo do Ibravin.
O esforço é mostrar que, em geral, os vinhos brasileiros possuem características enológicas – de leveza, frescor e álcool moderado – que combinam com encontros simples, alegres, descontraídos e prazerosos, em qualquer momento da vida. “Hoje, quem bebe vinho brasileiro tem atitude, está aberto a inovações, a novas experiências, é ousado, autêntico e tem opinião própria”, explicou a publicitária Márcia Fernanda, da Escala. A atitude “cabeça aberta”, representada pelo saca-rolhas, mira um consumo descomplicado do vinho e do espumante. “Estes consumidores não seguem um ritual, eles bebem por prazer, transformando seus momentos do dia-a-dia em eventos especiais”, comentou Márcia Fernanda.
Depois da apresentação da nova campanha, os convidados participaram de um coquetel com cardápio tipicamente brasileiro e degustação de vinhos e espumantes nacionais, embalados por músicas da bossa nova. A mestre de cerimônias foi a jornalista Mariana Bertolucci e a DJ a também jornalista Paola Deodoro. O evento ainda contou com a presença do presidente da Emater-RS, Mário Nascimento.

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