segunda-feira, 22 de junho de 2009

Prazo para a Avaliação Nacional de Vinhos

As vinícolas brasileiras que desejam participar da maior avaliação mundial de vinhos devem se apressar. O prazo encerra no dia 26 de junho. As empresas podem participar em seis categorias de vinhos: Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Brancos Finos Secos Aromáticos, Rosés Secos, Tintos Finos Secos, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
A Avaliação Nacional de Vinhos, que chega na sua 17ª edição, é promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993. De lá para cá, o evento avaliou 3.185 amostras de vinhos, além de reunir um público de 8.917 apaixonados pela bebida. Para o presidente da entidade, enólogo Carlos Abarzúa, o evento é um dos grandes responsáveis pela imagem do vinho brasileiro. “Hoje, o mundo vitivinícola reconhece nossos vinhos e muito se deve a Avaliação Nacional de Vinhos que, além de proporcionar o avanço do setor, também atua na promoção e divulgação dos vinhos do Brasil”, destaca.
A coleta dos vinhos será feita diretamente do reservatório em cada vinícola a partir do dia 7 de julho por membros da Comissão Organizadora. Já a degustação dos mesmos acontecerá no decorrer do mês de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. Os vinhos serão avaliados por um grupo de enólogos brasileiros indicados pela diretoria da ABE. A degustação seguirá as normas e critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). Além disso, os vinhos classificados passarão por uma degustação de confirmação antes de serem apresentadas ao grande público.
O resultado, com a relação dos 16 vinhos representativos da Safra 2009, somente será apresentado ao público no dia 26 de setembro. Para participar do evento, que deverá reunir 700 apreciadores, os interessados deverão aguardar a abertura das inscrições que acontecerá somente na segunda quinzena de agosto.
Somente serão aceitos vinhos de viníferas, secos, 100% varietais (exceto vinho base para espumante e rosé), da safra 2009. A amostra deve ser de um lote representativo e comerciável de, no mínimo, 5 mil litros. O regulamento da Avaliação está disponível no site www.enologia.org.br. O cadastro pode ser feito através de ficha de inscrição que deve ser encaminhada para a ABE através do correio (Rua Matheus Valduga, 143, Bento Gonçalves/RS – 95700-000), fax (54 3452.6289 ou 3451.2277) ou e-mail (enologia@enologia.org.br).

Nenhum comentário: