quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lançamento Dom Cândido – Riesling Itálico

Rose Valduga é quem manda a dica sobre o novo lançamento em espumante da Dom Cândido, diretamente das terras de Veranópolis. É o espumante brut CV.
Castas: Chardonnay 50% - Riesling Itálico 50% - EAN 13 – 78967768.0047-9 - Graduação Alcoólica: 11,5%vol.
Vindima: Tipo: Manual / Transportada em caixas plásticas de 20 kg. Data: Mês de janeiro.Produção: 12.000 kg/há. Local: Veranópolis - Serra Gaúcha – RS – Brasil.
Vinificação: Esmagamento: Desengace com esmagamento e adição de SO2 e enzimas. Tanque de Fermentação: Aço inoxidável. Fermentação Alcoólica: Adição de levedura selecionada, temperatura de 12 a 15ºC. O vinho base não pode ter graduação alcoólica superior a 10,5%vol.
Fermentação Malolática: Sim
Tomada de Espuma: A segunda fermentação é realizada em autoclaves de 5.000 litros de capacidade por aproximadamente 1 mês, em torno de 10 a 12ºC. Esta técnica confere uma pressão de 6kg/cm2 e aromas frutados intensos. Método Charmat.
Amadurecimento e Estabilização:
Amadurecimento: Amadurece em tanques de aço inox, pelo período de 1 mês em contato com as leveduras, para proporcionar uma evolução organoléptica.
Estabilização pelo frio: Sim
Análise Sensorial: Um espumante transparente, límpido, possuindo tons amarelo-palha com reflexos esverdeados. Apresenta bolhas pequenas e perlage de longa persistência. Aromas de frutas cítricas e leve toque tostado. Acidez equilibrada.
Temperatura Ideal de consumo: 4 a 6 ºC.
Enogastronomia: Acompanha desde o início até o final da refeição. Pode ser degustado como aperitivo e junto com qualquer prato, combinando muito bem.

Nenhum comentário: