terça-feira, 19 de maio de 2009

Novas regiões buscam indicações geográficas

Reconhecidos e referenciados, os vinhos da Serra Gaúcha seguem em busca de qualificação. Para diferenciar é necessário aprimorar a qualidade dos vinhos e a excelência de cada região. Assim, regiões que sejam representativas devem expressar, formar e traduzir no vinho a identidade da localidade na qual ele foi elaborado, ou seja, desenvolver a sua indicação geográfica. Com foco neste objetivo, iniciou, em abril, o Projeto “Desenvolvimento das indicações geográficas de vinhos Farroupilha e Altos Montes no APL de Vitivinicultura” (IG Vinhos) que é coordenado pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves- RS) e terá a duração de três anos.
O IG Vinhos é financiado pela Embrapa e está dividido em quatro planos de ações interligados. O primeiro diz respeito a gestão geral do Projeto e tem como objetivo principal, além da coordenação, manter a equipe informada sobre os avanços das atividades e também realizar ações de intercâmbio de experiências entre as associações de indicações geográficas de vinhos.
Delimitar a área geográfica das duas regiões, levando em consideração as características do solo, do clima, das uvas, e da composição química e avaliação sensorial dos vinhos e da paisagem e enoturismo são ações que compõem o segundo plano de ação. Nesta atividade ainda estão previstos o georeferenciamento das propriedades e a definição e validação do Regulamento de Uso que irá reger cada uma das indicações geográficas.
O terceiro plano de ação visa a transferência de tecnologias para os produtores através de cursos e encontros, bem como através da disponibilização de materiais numa página específica da Internet para o Projeto. Já o último plano de ação visa a divulgação das atividades dos projetos através de eventos, contatos com a imprensa e elaboração de publicações.
Segundo o coordenador-geral do projeto e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Jorge Tonietto, obter essas duas novas indicações geográficas dependerá de um grande esforço conjunto, não apenas da equipe de pesquisa, mas também dos vitivinicultores que integram a Afavin (Associação Farroupilhense dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados) e a Apromontes (Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes).
O projeto será executado por uma equipe multidisciplinar experiente da Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) (confira lista completa abaixo), que reúne profissionais com diversas competências, incluindo agrônomos, geógrafos, enólogos, jornalistas, relações públicas e vitivinicultores.
Embrapa Uva e Vinho: Anelise Sulzbach, Celito Crivellaro Guerra, Flávio Bello Fialho, Francisco Mandelli, Henrique Pessoa dos Santos, João Carlos Taffarel, Jorge Tonietto, Loiva Maria Ribeiro de Mello, Lucas da Ressurreição Garrido, Luciana Elena Mendonça Prado, Mauro Celso Zanus, Rosemary Hoff e Viviane Zanella
Embrapa Clima Temperado: Carlos Alberto Flores e José Maria Filippini Alba
Embrapa Sede (Assessoria de Comunicação Social): Rosângela Evangelista da Silva
UCS: Ivanira Falcade e Siclério Ahhlert
UFRGS: Eliseu José Weber e Heinrich Hasenack
Apromontes: Eumar Viapiana e equipe
Afavin:Tiago Tonini e equipe

Nenhum comentário: