sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vinhos de Autor – Projeto Tormentas

Por MARCO DANIELLE
tormentas@tormentas.com.br

Há pouco mais de 3 anos ia ao mercado o primeiro Tormentas, princípio de um longo caminho para confirmar a tese de que nosso estado está entre as regiões do Novo Mundo mais aptas à elaboração de vinhos de guarda de perfil europeu clássico (que chamo "vinhos de chuva"). A opção por vinhos mais naturais, alguns sem conservantes, tornou este caminho ainda mais solitário, pois mesmo na Europa o grande público conhece pouco os vinhos naturais - cultuados por pequenos nichos de mercado ao redor do mundo, que buscam vinhos exclusivos, menos comerciais e mais autênticos, e um consumo mais saudável. Mas elaborar vinhos naturais acima do valor de muitos importados era como pregar no deserto, e enfrentar dois preconceitos ao mesmo tempo: o dos vinhos nacionais e o dos vinhos naturais. Afinal, vivemos entre uma geração cujo paladar foi educado por vinhos tecnológicos, que seguem um padrão comercial muito preciso, parecido, e reproduzido em série ao redor do mundo.
Nesses anos de experiência com o mercado, vemos que o conceito generalizado sobre o vinho nacional segue em baixa, e isto dificulta iniciativas mais ousadas. A solução passa por uma profunda transformação cultural, quer sobre o modo como se produz o vinho no país, por um lado; quer sobre o modo como se compreende o vinho, por outro. Tal transformação exigirá um longo e persistente processo de aprendizado.
Apesar da repercussão lenta e difícil do começo, não tardou para os críticos do site independente Notas de Degustação, com vasta referência em grandes vinhos, reconhecerem nossos primeiros resultados, e a partir de então o Projeto Tormentas cresceu constantemente em prestígio, ganhando a cada dia novos admiradores na imprensa independente e hoje repercutindo além das fronteiras. O pessoal do Notas afirmou ser possível fazer vinhos de alto nível no Rio Grande do Sul , e isto sem aquele tom caritativo que emana da crítica tradicional quando convidada a avaliar vinhos locais. Foram eles que apresentaram nossos vinhos ao Ed Motta, que até hoje declara na imprensa o seu encantamento pelo Minimus Anima 2005. Depois deste vinho, o único que fez o Ed voltar a me telefonar emocionado foi o Prelúdio 2007, a ele oferecido recentemente, com muita deferência, no novo restaurante de Alex Atala, que repôs três vezes o estoque de Prelúdio 2007, mesmo antes de o vinho figurar na carta.
Ao ícone Atala, nosso reconhecimento. O mesmo em relação aos demais espaços de alta gastronomia que têm prestigiado nossos esforços para elaborar vinhos brasileiros à altura de suas cozinhas. Deo Optimo Maximo (D.O.M.)!
Recentemente, o site Vinho & Gastronomia descobriu o Projeto Tormentas. E desde os tempos do Notas e do Ed, não víamos tal entusiasmo da imprensa local em relação a vinhos brasileiros. Ao contrário do Notas, o Vinho & Gastronomia inclui anunciantes. Isso me fez rever preconceitos, provando que a imprensa pode ser comercial e ao mesmo tempo imparcial, mantendo algum compromisso com a sociedade onde está inserida. Frente a tamanha empolgação com nossos vinhos, pode parecer matéria paga. Ledo engano. Jamais investimos um centavo sequer em publicidade.
Desejo muito sucesso ao pessoal do site Vinho & Gastronomia, e espero não percam essa energia inicial, nem se deixem abater pela resistência que irão encontrar, a exemplo do Notas e de tantos outros especialistas que têm afirmado o potencial do nosso terroir para a elaboração de vinhos de expressão internacional.
* Vinhos de Autor - Projetos Tormentas/ Vinha Solo, em Terras de Encruzilhada do Sul e Terras de Campos de Cima da Serra – RS, (54) 91 05 07 12 - www.tormentas.com.br

Nenhum comentário: