quinta-feira, 2 de abril de 2009

Uma nova vinícola brasileira

A 1300 metros de altitude, fica uma terra bem ensolarada e com pouco calor, com noites agradáveis e frias. Esse lugar mágico e com clima ideal para desenvolver o aroma de um bom vinho é o Pericó Valley, onde está a Vinícola Pericó, em São Joaquim, terra de altitude e da neve catarinense. A altitude das suas terras é um grande diferencial para o cultivo das melhores uvas. E as baixas temperaturas permitem a perfeita maturação das frutas e o nível de açúcar natural.
As mudas cultivadas na Pericó são provenientes da França e foram escolhidas com alto critério de avaliação de qualidade. As barricas para maturação do vinho também são francesas. O vinhedo conta com 15 hectares da área cultivada sob o sistema de espaldeira, com 5300 plantas por hectare, e produção máxima de 1,5 kg/planta. O solo foi tratado com calcário e adubo em diversas etapas do manejo ao longo de dois anos, a fim de conseguir o melhor solo.
Em 2008, nasceu o 1º Espumante das Terras de Altitude e da Neve Catarinense, o Cave Pericó Branco e Rosé, ambos brut.
Wandér Weege, administrador da Malwee Malhas e apaixonado por vinhos, que faz parte do Clube do Vinho em Blumenau e do Clube dos Gourmets de Florianópolis, conheceu a Terra da Neve e das Altitudes, na cidade de São Joaquim, SC, que seria adequada ao cultivo de videiras. A região da fazenda fica a 1300 metros de altitude, bem ensolarada e com pouco calor, com noites agradáveis e frias, resultando assim em um clima ideal para desenvolver o aroma de um bom vinho que fecharam com os conhecimentos adquiridos.
No fim de 2002, Wandér adquiriu terras em São Joaquim e a fazenda Menino Deus - Cadete - Pericó. O início do projeto se deu em 1º de fevereiro de 2003 com assessoria do exterior. O preparo do terreno levou dois anos (4 viradas de 80 cm com adubação criteriosa e a precisa neutralização da acidez do solo) para obter a máxima qualidade. Em final de 2004 e início 2005 foram plantados os pés de uvas viníferas importados da França das variedades Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc e uva de mesa nas variedades Linda, Morena e Clara, sem caroço.
A 1ª safra teve origem em 2007 e o primeiro vinho da Vinícola Pericó foi o Taipa Rosé. Ele foi a comprovação de que a dedicação gerou bom resultado. Em 2008, surgia o Espumante Cave Pericó Branco e Rosé, ambos brut, aliás, o 1º Espumante das Terras de Altitude e da Neve Catarinense. Em 2009, a vinícola lança o novo Taipa Rosé, safra 2008.

Vinhos produzidos

- Vinho fino rosé seco (Cabernet e Merlot) marca Taipa safra 2007: 4600 garrafas.
- Vinho fino tinto seco (Pinto Noir) marca Basaltino safra 2007: 700 garrafas, lançamento em 2009. (Já esgotado)
- Vinho fino tinto seco (corte Merlot com Cabernet) safra 2007: 8000 garrafas, lançamento em 2009.
- Vinho espumante Brut Blanc de Noir método champenoise safra 2007: 6500 garrafas, previsão de lançamento em 2009/2010.
Muito antes do início da Vinícola Pericó, a família Weege iniciava sua história de sucesso empresarial com a Firma Weege, como era chamada, foi fundada em 1906 por Wilhelm e Bertha Weege e tinha como principal atividade o comércio, queijaria e açougue. É a mais antiga empresa da cidade de Jaraguá do Sul, S.C. nos dias atuais.
Em agosto de 1937, a firma foi transformada em Sociedade Limitada passando a chamar-se W. Weege & Cia Ltda, e a abertura de filiais comerciais e exportação deu um novo impulso na região. Em 1º de Janeiro de 1948, a firma foi alterada para Sociedade Anônima, sob a denominação de Ind. e Com. W. Weege S.A., já sob a direção do filho de Wilhelm, Wolfgang Weege. Neste período, a empresa foi diversificada e ampliada passando a ter um frigorífico e laticínios da marca Tabú. Até um posto de gasolina com loja de conveniência (novidade) foi construído pela família Weege em 1950. Em 1960, o comércio da família foi todo modernizado e transformado em uma superloja de departamentos. Em 1964 houve o fechamento do frigorífico. Em 1967, a Firma expandiu-se com um engenho de arroz. No espaço que era do frigorífico, veio a idéia de ocupar estes prédios com uma nova indústria. Após um período de pesquisas, com visitas à diversas indústrias dos mais diversos setores, optou-se pela malharia. Nascia então, em 04.07.1968 aquela que hoje é uma das melhores confecções do Brasil: a Malwee Malhas.
Mais informações com Angela Valiera, Assessora de Imprensa
angela@valiera.com.br (11)7543.7565

Nenhum comentário: