quarta-feira, 1 de abril de 2009

Problemas do vinho

O setor vitivinícola, principalmente o dos vinhos populares, vem enfrentando sérios problemas, com reflexos na comercialização de viníferas. A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira (30 de março) audiência pública em Flores da Cunha. A reunião debateu as dificuldades da vitivinicultura gaúcha e contou com a presença de mais de mil pessoas, entre representantes dos produtores, cooperativas, indústria, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O presidente da comissão, deputado Edson Brum (PMDB), conduziu a audiência que ouviu as solicitações do setor. O ponto mais reivindicado foi o cumprimento do preço mínimo da uva, estabelecido por portaria do Ministério da Agricultura (MAPA), que fixou o quilo em R$ 0,46. “Eles não querem nada além do cumprimento da lei. Mesmo assim continuarão com dificuldades, pois o preço mínimo já está defasado, considerando que o custo de produção da safra 2009 é de R$ 0,55 por quilo”. O parlamentar também criticou o alto preço do diesel, afirmando que já encaminhou solicitação de providências neste sentido para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Edson Brum ressaltou que foi aberto espaço para todos se manifestarem, apesar dos representantes da indústria não terem usado a palavra. O deputado informou que serão marcadas audiências com os governos estadual e federal, além de reunião com Ministério Público Federal, onde serão encaminhadas todas as solicitações. A comissão recebeu ofícios de sindicatos e outras entidades do setor.

Nenhum comentário: