domingo, 12 de abril de 2009

Prêmios para nove vinhos brasileiros

Nove vinhos e espumantes brasileiros acabam de conquistar novos prêmios no 17º Vinitaly Concorso Enologico Internazionale, realizado de 25 a 29 de março em Verona, na Itália. Considerado um dos maiores concursos de vinhos do mundo, o Vinitaly reuniu 3.669 amostras de 32 países, onde foram avaliadas por 105 degustadores, provenientes de vários países.
O Brasil esteve representado pelos diretores de Degustação da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Cláudia Alberici Stefenon e Mauro Zanus. Para Zanus, a participação de amostras do Brasil oferece uma grande visibilidade à produção nacional, pois participaram do evento cerca de 50 renomados jornalistas internacionais que escrevem especificamente sobre vinhos em jornais e revistas especializadas de todo o mundo. “A obtenção da Grande Menção por nove amostras do Brasil é muito importante, pois é dada somente aos 30% melhores vinhos dentro de cada categoria”, ressalta.
O Prêmio Especial Vinitaly é conferido às vinícolas de cada país que obtêm a maior pontuação resultante da soma das notas mais altas dos três vinhos que conquistaram Grande Menção. Este prêmio é atribuído na condição de que o país tenha no mínimo 10 vinícolas participantes. Segundo Cláudia Stefenon, os países que receberam o Prêmio Especial Vinitaly 2009 foram a República Tcheca, França, Alemanha, Itália, Espanha e Brasil. “O resultado reforça a participação do Brasil, definitivamente com uma Wine Land, especialmente por se tratar de vinhos espumantes”.
O Vinitaly Concorso Enologico Internazionale é considerado um dos mais rigorosos e importantes concursos de vinhos do mundo e tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (O.I.V.). Agora já são 39 medalhas conquistadas pelos vinhos e espumantes brasileiros somente este ano.

PREMIAÇÕES

Premio Especial Vinitaly 2009
Bebidas da Serra

Grande Menção
Boscato Gran Reserva Merlot 2005 - Boscato Indústria Vinícola
Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2008 - Casa Valduga Vinhos Finos
Miolo Espumante Millésime Brut 2006 - Miolo Wine Group
Peterlongo Espumante Moscatel 2008 - Bebidas da Serra
Peterlongo Espumante Presence Brut 2008 - Bebidas da Serra
Peterlongo Espumante Prosecco Brut 2008 - Bebidas da Serra
Salton Talento 2005 - Vinícola Salton
Vapore 1888 Cabernet Sauvignon 2005 – Vinícola Campo Largo
Zanotto Espumante Brut - Vinícola Campestre

Nenhum comentário: