segunda-feira, 20 de abril de 2009

2 - Vinhos do Brasil

Bom momento no mercado interno e externo. De acordo com Meirelles, apesar da crise mundial, o setor vitivinícola continua em expansão no Brasil. “Os rótulos importados estão entre os preferidos, mas a produção de vinhos finos e espumantes nacionais vem apresentando exelentes resultados beneficiada pela melhoria da qualidade, reconhecida em concursos internacionais”.
Um exemplo da efervescência deste mercado está fortemente presente nas exportações. Segundo dados do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho, no primeiro semestre de 2008 o Brasil registrou a marca de R$ 2.727.506,00, um grande salto se comparado a 2003 onde os números não ultrapassaram os R$ 772.171,00.
Entre os principais compradores do vinho brasileiro estão Rússia (25%), Paraguai (17%), Estados Unidos (12%), Suíça (10%), Holanda (9%), Alemanha (9%) e Japão (3%), seguidos de outros países com menor participação como Reino Unido, Canadá, China, Suécia, Polônia, Nigéria e República Tcheca, respectivamente.
Com um dos maiores stands do evento, o Ibravin reúne produtores brasileiros no Expovinis Brasil para mostrar a força do trabalho que vem desenvolvendo e seus bons vinhos e promove o lançamento nacional da campanha publicitária dos Vinhos do Brasil, que reflete o novo posicionamento dos vinhos e espumantes verde-amarelos.
Em paralelo estarão o Acavitis - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude - Sebrae SC e alguns grandes nomes do vinho nacional como Miolo, Salton, Lídio Carraro, Pizzato e Casa Valduga, entre outros grupos menores que vêm ganhando notoriedade a cada edição.

Nenhum comentário: