quarta-feira, 25 de março de 2009

Vale dos Vinhedos se organiza ainda mais

A diretoria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), liderada pelo presidente Aldemir Dadalt, promoveu uma reunião com os prefeitos dos três municípios que integram o Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi) na terça-feira (17), às 19 horas, no Ristorante Don Ziero, junto a Vinícola Cordelier. O objetivo do encontro foi reunir as lideranças políticas para apresentar a Aprovale, seus objetivos e projetos, a fim de encontrar no Poder Público apoio para a execução das ações previstas, bem como garantir uma maior interação entre os associados da entidade e os representantes eleitos pelo povo.
Participaram da reunião o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, e o vice-prefeito de Garibaldi, Francisco Tedesco. A diretoria da Aprovale lamentou a ausência de Roberto Lunelli, chefe do Executivo de Bento Gonçalves, que havia confirmado sua participação no encontro. Mesmo assim, o momento foi oportuno para a apresentação de um vídeo institucional da região mostrando suas potencialidades.
Aldemir Dadalt fez questão de destacar a evolução do fluxo turístico na região que passou de 45 mil turistas em 2001 para 153.779 em 2007. Ele também ressaltou a representatividade da produção de vinhos e espumantes pelas 30 vinícolas associadas. “Hoje, produzimos 10 milhões de garrafas por ano de vinhos finos, o que representa 20% da produção gaúcha. Nossos espumantes equivalem a 35% da produção do Rio Grande do Sul”, comentou. Em relação ao mercado externo, o Estado exportou em 2007, 1,5 milhão de litros/ano de vinhos de mesa e 2 milhões de litros/ano de vinhos finos. Deste total, 434 mil litros de vinhos finos é do Vale dos Vinhedos, o equivalente a 578 mil garrafas, o que representa 35% dos vinhos certificados em 2007.
O presidente aproveitou o momento para apresentar o Programa Cultural da Aprovale que contempla sete projetos, sendo eles: Museu Brasileiro do Vinho, Cadastramento e mapeamento do patrimônio histórico e ações culturais, Museus das Vinícolas, Sinalização do Patrimônio Histórico, Paisagem Cultural, Maratona do Vinho e Vinhoarte. Aldemir Dadalt também enfatizou que o projeto da construção de uma ciclovia no Vale dos Vinhedos está em estágio avançado.
Dispostos a apoiar e fortalecer essa integração, Adenir Dallé e Francisco Tedesco se colocaram à disposição se comprometendo a participar de outra reunião com a presença dos Secretários Municipais do Turismo e da Agricultura.
O encontro com os vereadores das três cidades ocorrerá no dia 31 de março, às 20 horas, no Centro de Eventos do Hotel Villa Michelon. No mesmo dia, a partir das 18 horas, acontecerá a Assembléia Geral Ordinária da associação.
O Vale dos Vinhedos, região com uma população aproximada de 2,7 mil pessoas, é a primeira área geográfica reconhecida do Brasil. Pioneiro no enoturismo, o Vale caminha para a obtenção da Denominação de Origem (D.O.), prevista para ocorrer ainda em 2009, sendo este o novo desafio da Aprovale e seus associados.

Nenhum comentário: