terça-feira, 17 de março de 2009

Enólogos amadores

A primeira turma do programa Winemaker, implantado no Brasil pela Miolo Wine Group para formar enólogos amadores, participou da última etapa da programação oficial do curso entre os últimos dias 12 e 15 de março. O grupo colheu uvas, acompanhou o recebimento e seleção das frutas na cantina e ainda o encaminhamento das bagas para os tanques de inox, assim como a inoculação das enzimas para fermentação da bebida.
No sábado à noite, foi realizada a solenidade de formatura da turma com a presença da família Miolo. A cerimônia aconteceu na Sala de Barricas da vinícola.
Para parte da turma, no entanto, o curso ainda não acabou. Quinze dos 23 participantes optaram por fazer duas visitas extras à Miolo. Uma delas em julho, para definição do corte que será usado no vinho, que poderá conter parcelas de uvas merlot e cabernet sauvignon. A outra em janeiro do próximo ano, para rotulagem das garrafas, que terão uma embalagem personalizada para cada integrante. Em fevereiro, cada um dos 23 participantes, oriundos de vários estados do Brasil, receberá 10 caixas do vinho exclusivo.
Os interessados em aprender como se elabora um vinho já podem se preparar para participar da próxima turma do programa. O segundo grupo do projeto, criado pela Escola do Vinho Miolo com base em cursos internacionais, deve começar suas atividades em meados de 2010.

Nenhum comentário: