quinta-feira, 12 de março de 2009

Debate sobre criação de ovinos na Espanha

A tradicional criação de ovinos na Espanha e as perspectivas de expansão da atividade na região Centro-Oeste do Brasil foram debatidas no 4º Congresso Internacional Feinco, na manhã de quarta-feira (11). O evento segue até a sexta-feira (13), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP.
O sistema de produção de cordeiros na Espanha foi apresentado pelo espanhol Luis Miguel Ferrer Mayayo. Ele falou sobre a situação do mercado de ovinos na Europa, em que britânicos e espanhóis são os maiores produtores.
O veterinário afirmou que a quantidade de ovinos vem diminuindo nos últimos anos, apesar da União Europeia conseguir manter o seu rebanho. "Os ovinos estão nas áreas mais pobres do País e são secundários na economia".
No Brasil, o crescimento do rebanho apresentou índices mais elevados nos últimos anos, mas a ovinocultura ainda está iniciando. De acordo com o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Fernando Alvarenga Reis, a criação de ovelhas na região ainda é uma atividade, com baixa exploração comercial. "O desafio é utilizar a estrutura da bovinocultura para a criação de ovinos", afirma Reis.
Entre as pesquisas da Embrapa nas unidades de Caprinos e Ovinos (Sobral/CE) e Gado de Corte (Campo Grande/MS) estão o pastejo rotacionado de ovinos e bovinos, que ajuda a reduzir a incidência de verminoses e a inclusão de grãos na dieta dos animais.

Nenhum comentário: