quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Garibaldi receberá 12,5 milhões de quilos de uvas

A variedade chardonnay foi a primeira a desembarcar
na área de processamento da empresa

A Vinícola Garibaldi deu início a colheita da safra 2009. As 300 famílias associadas à cooperativa devem entregar 12,5 milhões de quilos de uva para vinificação de vinhos, sucos e espumantes. A expectativa é de uma safra de alta qualidade. “As chuvas na época de floração impediram a aceleração da fecundação e formação do cacho, favorecendo o amadurecimento pausado das uvas, o que resultou em melhor evolução e qualidade”, destaca o técnico agricola, responsável pela colheita da safra, Evandro Bosa.”
A estimativa é de que a vinícola receba um total de 1,2 milhões de quilos e uvas para elaboração de espumantes finos, segmento que a vinícola cresce ano após ano. A chardonnay representou no ano passado um aumento de 30% com relação à safra de 2007. Para esse ano, o volume esperado para essa variedade é de 100 mil quilos.
Também receberá atenção especial a safra de Encruzilhada do Sul, onde a vinícola mantém áreas de cultivo. “As uvas colhidas lá amadurecem com maior facilidade. Além disso, o solo de qualidade e o clima favorável fazem com que a fruta desenvolva com uma melhor sanidade, como é o caso da Pinot Noir”, conta o técnico. Já para a elaboração de sucos de uva, segmento que representa 10% nas vendas, a vinícola deverá receber cerca de 1,8 milhões de quilos. Segundo Evandro, neste ano as videiras passaram por um processo de redução no tratamento fitossanitário, iniciado em 2008. Esse processo consiste na redução de compostos químicos, o que faz com que a planta busque alternativas próprias para a sobrevivência. “Esse aumento nas defesas naturais eleva o índice de antioxidantes, que trarão para o suco uma maior concentração de compostos fenólicos, altamente benéficos para a saúde humana, favorecendo para um melhor estilo de vida”.
Já a partir do mês de fevereiro, a vinícola receberá as uvas orgânicas para o processamento de sucos, vinhos e espumantes. A Garibaldi é a única vinícola do país que dispõem de uma linha completa de produtos orgânicos. Em 2008, aumentou sua fatia de mercado para esse segmento, que é responsável por 4% do faturamento da empresa, sobretudo na venda de sucos e vinhos.
A safra 2009 deve resultar na produção de 9,5 milhões de litros. Somente na linha de espumantes serão 900 mil litros. O significativo investimento da vinícola para elaboração de espumantes está embasado no aumento da demanda do produto. Hoje, segundo dados do Ibravin, os espumantes nacionais detém cerca de 85% do mercado brasileiro.

Nenhum comentário: