sábado, 6 de dezembro de 2008

Vinícola inaugura nova região

Um sonho tornado realidade. Assim se pode caracterizar a Vinícola Laurentia, um projeto iniciado há 10 anos pelo médico oncologista Gilberto Schwartzmann em Barra do Ribeiro, a 30 quilômetros de Porto Alegre, e que este ano colocou seus dois primeiros vinhos no mercado, o Laurentia Espumante Brut e o Laurentia Montepulciano 2005.
Schwartzmann está sendo pioneiro em vitivinicultura numa região dedicada à pecuária e ao arroz, implantou 27 hectares de vinhedos numa área de 400 hectares e criou uma nova fonte de emprego para os habitantes de Barra do Ribeiro, onde há pouco emprego. O projeto se destaca, também, por usar quase que exclusivamente mão feminina no trato dos vinhedos, na colheita e na vinificação, “porque a mulher é mais delicada e machuca menos a uva”, segundo Schwartzmann, que está produzindo cerca de 20 mil garrafas, mas pretende chegar às 200 mil garrafas/ano O projeto começou com consultoria do enólogo argentino Adolfo Lona e hoje é atendido pelo jovem enólogo uruguaio Pablo Martin Rojas.
Foram plantadas várias espécies de uvas, todas importadas, mas, basicamente cabernet, franc e sauvignon, merlot, tempranillo, carmenère, chardonnay, riesling itálico, nebbiolo, montepulciano e outras menos conhecidas no Brasil, que serão testadas em vinhos especiais. A vinícola tem modernas instalações de vinificação, com máquinas importadas da Itália, usa barris de carvalho americano e francês, em prédios construídos dentro de um magnífico jardim com flores odoríficas estrategicamente plantadas para que seu perfume se espalhe harmonicamente, de acordo com a hora do dia. O acesso é feito sob frondosas árvores de várias partes do mundo.
Gilberto Schwartzmann, de 53 anos, nascido em Passo Fundo, mas residente em Porto Alegre desde os dois anos de idade, não divulga quanto investiu. Só diz que foi “muito dinheiro” e confirma, para o próximo ano, dois novos lançamentos: um espumante rosé e um tempranillo 2008, já quase prontos. Provei-os. A acidez do básico para o espumante é excelente e o tempranillo, apesar da juventude, indica que será um vinho de muita qualidade e presença.

A história do sonho

Gilberto Schwartzmann diz que, embora convivesse com amigos que bebiam cerveja e uísque, nunca gostou destas bebidas. Sempre preferiu o vinho. Quando conheceu Ormuz Rivaldo, um homem do vinho da serra gaúcha, um sonhador, se tornaram amigos e confessou a ele que tinha o sonho de ser produtor de vinhos de alta qualidade. Com o apoio das sugestões do amigo, homem culto em matéria de uva e vinho, montou o projeto na área adquirida por seu pai em Barra do Ribeiro, usando o que de mais moderno existe em teoria e prática sobre vitivinicultura no mundo. Sua vinícola tem até estação de tratamento de resíduos e tudo da vinha que não entra na composição do vinho é imediatamente eliminado para não contaminar o produto final. Gilberto e sua esposa Leonor moraram 14 anos no exterior – França, Inglaterra e Estados Unidos – onde aprimoraram seu gosto pelo vinho.
A Vinícola Laurentia, então, significa a realização de um grande sonho, projetado ao longo de muitos anos por Gilberto Schwartzmann e sua esposa Leonor, dois amantes do vinho e da excelência. As importações das primeiras mudas de vinhas foram compradas dos maiores produtores da Europa em 1996. A partir deste momento, o sonho estava se tornando realidade. Em 2005, foram engarrafadas as primeiras garrafas do vinho tinto Montepulciano e do Espumante Brut Laurentia.

Trabalho científico

Os vinhedos foram planejados com base na análise do solo e seleção dos melhores posicionamentos para as videiras. Foram obtidas amostras de solo de oito áreas da propriedade e realizadas fotografias por satélite para definir o projeto de implementação das videiras, aproveitando-se a inclinação das coxilhas e a gravidade.
Considerando que a região da Barra do Ribeiro não possuía um histórico vitivinícola documentado de forma científica, foi adotada como estratégia a implantação de pequenos vinhedos, com vários tipos de uvas viníferas brancas e tintas de alta qualidade numa área de 27 hectares. Com isto, está sendo possível documentar o desempenho de cada variedade, dentro de princípios científicos. Dentro de algumas décadas será possível identificar a verdadeira vocação da região. Os processos de qualidades da vinícola são supervisionados por técnicos com grande experiência internacional, e com assessoria de produtores da Europa e Brasil, como o enólogo argentino Adolfo Lona, o gaúcho Cleber Andrade, a especialista em saúde vegetal de vinhedos, a uruguaia Marta Trabal e o enólogo uruguaio Pablo Martin Rojas.

A delicadeza de mãos femininas

A colheita das uvas é feita manualmente com a delicadeza de 60 mãos femininas, para que seja evitado o rompimento da uva antes do seu recebimento na vinícola. Selecionadas, as uvas são levadas até a cantina onde passam por mais um processo de controle de qualidade, através do uso de esteiras de seleção natural, antes de ir para a prensa. A fruta é prensada inteira, com cuidado para não macerar as cascas das tintas e não interferir na coloração do vinho.
Outro aspecto muito importante é o zelo com a higiene do processo de vinificação e a prevenção da contaminação. Isto é feito através de ações como o regramento da higiene dos funcionários, a remoção imediata de matéria verde após o processo de desengarce, a construção de pisos com declive natural e calhas de aço inox, além de fontes de água abundantes para que quaisquer resíduos que sejam identificados possam ser prontamente removidos da área de vinificação.
A implantação da vinícola foi cuidadosamente planejada, com o objetivo de aproveitar as áreas de declive natural, buscando o melhor uso da gravidade. Graças a este esforço, há mínimo bombeamento de produtos durante o processo de vinificação. Este conceito foi transformado em realidade graças à competência e criatividade do arquiteto Ângelo Ross e do engenheiro João Paulo Biondo, profissionais de grande experiência na construção de vinícolas e instalação de equipamentos.

Alta tecnologia

O processo de vinificação é realizado com equipamentos de alta tecnologia importados da Europa, com sistemas de controle de temperatura dos tanques por sistemas computadorizados, além de apoio laboratorial de alto nível científico. O processo de engarrafamento e rotulagem é automatizado, com o uso de maquinário importado da Europa e montado pela empresa Sava. Todo o processo de criação das embalagens e design gráfico do logotipo foi desenvolvido dentro de um conceito clean.
A Vinícola Laurentia entrou no mercado dentro do conceito de Vinícola Boutique. A alta qualidade dos produtos, dos processos de produção, o atendimento personalizado e o cuidado pessoal de seu fundador, a diferencia das tradicionais, procurando criar novo conceito de bebidas de alto luxo no mercado nacional e internacional. Já estão no mercado o Espumante Brut Laurentia 2005, o tinto Laurentia Montepuciano 2005. Começarão a ser engarrafados agora em dezembro o tinto Laurentia Tempranillo 2008 e o Espumante Rose Brut 2008.
A área onde está implantada a vinícola se localiza em uma região de beleza natural incomum, próxima à cidade de Barra do Ribeiro, com árvores frondosas trazidas de vários países europeus. Fica a 30 quilômetros de Porto Alegre pela rodovia BR-116 sul. Os 27 hectares de vinhedos são formados exclusivamente por vinhas importadas da Europa.

Enoturismo

Além das instalações da vinícola a propriedade possui ainda dois prédios e tem projeto de entrar no enoturismo. A casa tradicional da família que, além de ser abrigo para comemorações de amigos, familiares e convidados, também está sendo oferecida aos clientes, mediante reserva, como uma opção para um final de semana longe da agitação da cidade. Com 4 suítes, sala de música, leitura, lareira e uma cozinha tão tradicional que encanta. A casa pode ser locada por pessoas interessadas em passar momentos agradáveis tendo como paisagem as belíssimas plantações de vinhas.
Outro ponto forte da propriedade é o salão de festas totalmente equipado para atender até 300 pessoas. Finamente decorado com obras do renomado artista Britto Velho, possui ainda um belíssimo piano de cauda, duas lareiras aconchegantes e vista para os vinhedos e o lago, sendo o local ideal tanto para a realização de uma festa de casamento ou um encontro empresarial. Pela vantagem em sua localização geográfica, a Vinícola Laurentia disponibiliza a locação de sua casa principal e do salão de festas para eventos comemorativos e corporativos.
Reservas e informações: www.laurentia.com.br - e-mail laurentia@laurentia.com.br. Telefone: 0XX 51 8428-5525. Os contatos podem ser feitos com Lena Vettoretti, Relações Públicas e Mkt, (51) 8428.5525.

Um comentário:

ENIO disse...

Tenho interesse em trabalhar na produção de uvas, especialmente para produção de vinhos. Quero deixar meus dados para contato. Engenheiro Agrônomo Enio S. Luciano, enioluciano@yahoo.com.br , (31) 8347 8537, solteiro, 25 anos. Grato por qualquer informação.