terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Valeu, Adriano!

Os vinhos da linha Los Nevados, sobre os quais já escrevi, rapidamente, aqui no Blog, são resultado de uma parceria entre a Miolo, do Rio Grande do Sul, e o enólogo argentino César Augusto Borba de Azevedo, e foram produzidos para venda no Brasil, Argentina e países da Europa.
A parceria é resultado do relacionamento entre Adriano Miolo, enólogo da Miolo, e Azevedo, num curso de enologia na Faculdade Don Bosco, em Mendoza,, durante os anos de 1988 e 1995. O terroir escolhido resgata as origens da carreira dos dois enólogos, em Lujan de Cuyo, um dos mais nobres terroirs mendocino. Azevedo é brasileiro, como Adriano, mas fez carreira da Argentina, atuando em grandes multinacionais como Pernod Ricard, Seagran e Domecq.
O nome Los Nevados é uma homenagem aos incas que habitaram Mendoza e assim chamavam a Cordilheira dos Andes, de grande influência para o desenvolvimento da viticultura da região. Ela é quem garante o cultivo de uvas, pois o degelo de seus picos formam rios usados para a irrigação dos vinhedos, pois lá leva um ano para chover o que chove “em uma tarde gris” de Buenos Aires.
A linha Los Nevados é formada, atualmente, pelos varietais tintos Malbec, Cabernet Sauvignon e o branco Chardonnay. Provei-os e aprovei-os! Valeu, Adriano!

Nenhum comentário: