sábado, 6 de dezembro de 2008

Titulo para Arnaldo Passarin

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha concedeu o título de Cidadão Florense ao empresário que há mais de meio século dedica sua vida ao vinho. O diretor da União de Vinhos do Rio Grande, Arnaldo Passarin, paulista, receberá na segunda-feira, dia 8 de dezembro, o Título de Cidadão Florense, conferido pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. A Sessão Solene está marcada para às 20 horas. Reconhecido como uma das principais personalidades da vitivinicultura brasileira, o empresário é natural de Jundiaí (SP), mas há 30 anos fixou suas raízes em Flores da Cunha onde se tornou uma referência para a cadeia produtiva da uva e do vinho.
O mais jovem de sete irmãos, desde a infância aprendeu a valorizar a cultura do vinho assumindo o compromisso de perpetuar a tradição herdada dos pais Guido Passarin e Lúcia Bressan Passarin. Com o declínio da produção vitivinícola em Jundiaí, a família Passarin decidiu que era o momento de investir no Rio Grande do Sul, grande produtor de uvas e vinhos. Foi, então, que coube a Arnaldo, o único dos irmãos ainda solteiro, a tarefa de viajar ao estado gaúcho em 1960, mais precisamente para a Linha 80 no interior de Flores da Cunha. A partir daí, inicia uma nova etapa de sua vida.
Em sua incursão pela região, logo encontrou uma pequena vinícola desativada com capacidade de produção de 150 mil litros. Passarin adquiriu 50% dessa vinícola, passando a elaborar seus vinhos em sociedade com Armando Tonet. Três anos mais tarde, a família Passarin tornou-se única proprietária da empresa.
O envolvimento com a vitivinicultura gerou novos frutos. Em meados dos anos 70, conheceu Arlete Tonet com quem veio a casar em 1973 e com quem teve os filhos Cristiane, Cristian e César. Em 1975 adquiriu a União de Vinhos do Rio Grande, ano em que Arnaldo Passarin mudou-se definitivamente para Flores da Cunha. O trabalho continuou e ele investiu em novas unidades de produção. Hoje, a empresa possui empreendimentos no Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves), em Nova Roma do Sul e no Vale do São Francisco, nordeste brasileiro. A empresa conta com a parceria de mais de 500 famílias no fornecimento de uvas e vende seus produtos para todo o Brasil. Atualmente, a União de Vinhos produz mais de 20 milhões de litros/ano.

Liderança reconhecida

Arnaldo Passarin sempre foi um idealista, apaixonado pelo setor vitivinícola e, por isso, até hoje é uma figura atuante na defesa do vinho brasileiro. Sócio fundador da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) e da Associação Gaúcha dos Engarrafadores (Agevin), nunca deixou de trabalhar para o desenvolvimento do setor. Empenhado em assegurar melhores condições para os produtores de uva, Passarin participou da elaboração e implementação das normas para Empréstimos do Governo Federal (EGF).
Sua atuação em várias frentes também o levou a assumir a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), onde permanece como conselheiro e vice-presidente. Em sua gestão (2004/2005), participou ativamente da elaboração do projeto Visão 2025, de fundamental importância para a continuidade e competitividade da vitivinicultura no Brasil.
Engajado nas lutas dos vitivinicultores, Arnaldo Passarin ajudou a criar o Movimento em Defesa da Uva e dos Vinhos do Brasil que busca alternativas para superar a atual crise. Como um dos líderes do Movimento, ele tem atuado diretamente nas negociações de acordos internacionais na defesa do vinho brasileiro.

Nenhum comentário: