sábado, 13 de dezembro de 2008

Expectativas do Wine from Brazil foram superadas

Com algumas das metas previstas só para 2009 já alcançadas, projeto conquista novas adesões e amplia participação no mercado externo.O ano de 2008 se aproxima do fim apresentando, mais uma vez, resultados positivos para as empresas participantes do Projeto Setorial Integrado Wines From Brazil (WFB). Resultante de um convênio entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o projeto iniciou suas atividades com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras. Hoje, já somam 34, quando a meta para 2009 era de 30 empresas participantes.
Além de superar a meta de vinícolas participantes, o projeto vem apresentando resultados que comprovam o sucesso da iniciativa. Entre eles, destaque para o volume de exportações, estimado em US$ 5 milhões até o final de 2009 e que já atingiu a casa dos US$ 4,52 milhões até novembro deste ano.
“Os números registrados nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, comemora a gerente de promoção comercial do Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan. Para ela, a evolução na abrangência do projeto que iniciou suas atividades com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras e hoje, já conta com 34, mostra o quanto as ações desenvolvidas para a promoção das exportações de vinhos brasileiros foram bem sucedidas. “A cada ano o projeto vem atraindo novas vinícolas e ampliando os mercados onde o vinho brasileiro está presente”, salienta.
As ações do WFB incluíram a participação em feiras internacionais, eventos de degustação, missões técnicas, Projeto Imagem e treinamentos de preparação para exportações. No total, foram 19 eventos, sendo: 6 (seis) participações em feiras (Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Cingapura, Honk Kong e França); duas degustações (Nova Iorque e Chicago), além do evento “Degustação e Gala Dinner” realizado em Praga (República Tcheca), com Alex Atala; três missões técnicas (Dubai, África do Sul e Região de Champagne), quatro edições do Projeto Imagem e três treinamentos para exportação que apresentaram os mercados de vinhos dos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Canadá e Países Nórdicos.
Outros resultados positivos apresentados pelo WFB referem-se ao destino das exportações, que cresceram de 22 em 2007 para 27 países até novembro de 2008. Os maiores volumes são exportados para países como Paraguai, Holanda, Rússia e Estados Unidos. Contudo, vem crescendo a participação brasileira em mercados como Alemanha, Suíça e Reino Unido.
Tendo o objetivo de promover internacionalmente o vinho brasileiro, o projeto está aberto para o ingresso de novas vinícolas. Segundo Andréia, quem estiver interessado em comercializar no exterior seus vinhos e espumantes deve garantir sua adesão agora, uma vez que, no mês de janeiro já estarão sendo produzidos os materiais promocionais para todo o ano de 2009.
Vinícolas que integram o projeto:Boscato Indústria Vinícola, Casa Valduga, Cave Marson, Champagne Georges Aubert, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Aliança, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dom Cândido Vinhos Finos, Fante Indústria de Bebidas, Irmãos Molon, Lovara Vinhos Finos, Luiz Argenta Vinhos Finos, Miolo Wine Group, Panizzon, Pizzato Vinhas & Vinhos, Sociedade de Bebidas Mioranza, Sulvin Indústria e Comércio de Vinhos, União de Vinhos do Rio Grande, Velha Cantina, Vinhos Don Laurindo, Vinhos Salton, Vinícola Boutique Lídio Carraro, Vinícola Campestre, Vinícola Cordelier, Vitivinícola Cordilheira de Sant’ana, Vinibrasil, Vallontano Vinhos Nobres, Vinícola Courmayer, Vinícola Dal Pizzol, Vinícola Panceri, Vinícola Perini, Vinhos Monte Reale, Vinícola Galiotto e Vinícola Mena-Kaho.

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