segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vinho na Expobebidas

Ao todo, 17 vinícolas, produtores de vinhos de mesa, suco de uva e vinhos finos participaram da 14ª edição da Expo Bebidas e Serviços, da ADIBE (Associação dos Distribuidores de Bebidas do Estado de São Paulo), em São Paulo (SP), no estande promocional dos Vinhos do Brasil/IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho). A primeira participação do grupo na feira atingiu resultados positivos em busca de uma maior presença dos Vinhos do Brasil no grande mercado de vinhos que é São Paulo. “O setor vinícola do Rio Grande do Sul necessita muito de aproximação com os distribuidores de bebidas que atuam diretamente no maior mercado de vinhos”, explica Neimar Godinho, presidente da AGEVIN (Associação Gaúcha dos Engarrafadores de Vinhos), entidade presente no estande e que recepcionou os visitantes. Acesso a mercados é uma das metas traçadas pelo Programa de Desenvolvimento Estratégico do Setor Vinícola do Rio Grande do Sul Visão 2025, desenvolvido para os Vinhos do Brasil pelo IBRAVIN em parceria com o Sebrae/RS.
“Um dos principais problemas que identificamos no setor é a distribuição e logística do vinho no mercado brasileiro”, esclarece Diego Bertolini, gerente de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho. De acordo com Bertolini, o Programa de Desenvolvimento Estratégico busca analisar fatores de posicionamento do produto, onde o setor deve focar suas ações. “Nosso objetivo é promover o crescimento do consumo do vinho nacional e para tanto devemos estar presentes em eventos como esse, que reúne os distribuidores do maior centro de consumo do País”, justifica. São Paulo é o segundo Estado que mais consome vinhos no Brasil, com 4l/ano per capita – o primeiro é o Rio Grande do Sul, com 8l/ano per capita, enquanto a média do de consumo nacional é de apenas 1,8l/ano.
Mais de seis mil visitantes passaram no Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP), nos quatro dias da 14ª Expo Bebidas e Serviços ADIBE – de 3 a 6 de novembro de 2008. Com esta participação, o IBRAVIN realizou a última ação do ano para a promoção dos Vinhos do Brasil fora do Rio Grande do Sul. Em 2008, o Instituto esteve presente com o estande nas feiras Expovinis, Vinho Outlet, Equipotel e em três edições do evento Sabores do Rio Grande, do qual ainda participará no final do ano. O IBRAVIN e o Sebrae/RS desenvolveram o programa Juntos para Competir, no qual 175 vitivinicultores e vinícolas da região, especialmente as pequenas empresas, participam com o objetivo de ampliar sua participação no mercado em todo o País.
Vinícolas participantes: Cooperativa Aliança, Lídio Carraro, Cooperativa Garibaldi, Cooperativa Pompéia, Vinhos Mioranza, Sociedade de Bebidas Panizzon, Sulvin, União de Vinhos do Rio Grande, Vinícola Bassanesi, Vinhos Monte Reale, Vinícola Gilioli, Vinícola Manosso, Vinícola Perini, Vinhos Tradição, Vinícola Sulmonte, Vinícola Viapiana, Vinícola Irmãos Basso.

Nenhum comentário: