segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Preço das terras viníferas

O preço da terra na serra gaúcha, região vinífera, que já é considerado alto, vai aumentar mais ainda. Enquanto na região da campanha, onde estão surgindo novas vinícolas, os preços estão na base de R$ 4 mil o hectare, na serra não se acha área por menos de R$ 20 mil o hectare. E, também, não há áreas grandes disponíveis.
Mas a novidade que vai aumentar ainda mais os preços na serra foi trazida de Miami pelo presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, que participou de um congresso internacional da categoria, com a presença de mais de 25 mil corretores.
Para surpresa dele, o maior número de perguntas que ouviu nas grandes mesas de negócios imobiliários internacionais, de empreendedores de todo o mundo, foi sobre como fazer investimentos, como comprar terras na serra gaúcha. Curioso, procurou saber porque tanto interesse específico. A explicação: o conceito de qualidade dos espumantes gaúchos se espalhou tanto pelo mundo, que todos querem saber “que terroir é esse” e se vale a pena investir na região. Quem sabe não vai ocorrer em nossa serra o mesmo que aconteceu na França, onde as regiões vinícolas foram todas compradas por grandes investidores internacionais e, hoje, os melhores vinhos do mundo estão sob o controle dos poderosos empreendedores internacionais.

Nenhum comentário: