segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Espumante Brut Rosé da Cordelier

A Vinícola Cordelier acaba de lançar seu mais novo produto: o Espumante Brut Rosé. As 6.001 garrafas trazem particularidades não só no aroma e no sabor, como também no visual. Os amantes da bebida devem se apressar para provar a novidade, pois 25% da produção já foi enviada para o mercado externo restando apenas 4.500 garrafas.
Descontraído, o espumante, inicialmente, está disponível apenas na loja de vinhos da própria vinícola (54 2102.2310), em Porto Alegre através do telefone (51) 9668.5959 e pelo site www.cordelier.com.br. Com características singulares, apresenta coloração vermelho-romã, de média intensidade. O Cordelier Espumante Brut Rosé possui perlage fino e intenso, formando um colarinho bastante persistente. No aroma, possui características bastante joviais, frutadas, percebendo-se morango, ameixa preta e cassis, com um leve toque amanteigado. Seu paladar é volumoso e agradável, com uma excelente relação álcool-acidez.
Extremamente versátil nas harmonizações, o Cordelier Espumante Brut Rosé pode ser apreciado também com a culinária oriental. Outra excelente opção é degustá-lo num happy hour ou num momento de descontração.
O Espumante Cordelier Brut Rosé é obtido pelo Método Charmat Longo. Elaborado a partir de um vinho base da variedade Merlot, safra 2008, ressalta aromas bastante frutados, florais e amanteigados. As uvas são desengaçadas, esmagadas e seu mosto permanece 24 horas em maceração a frio, para melhor extração de aromas, taninos e cor vindos das cascas. No momento em que o mosto flor é retirado, se obtém coloração vermelho-romã, de média intensidade. A condução da fermentação se dá com temperatura controlada e uso de leveduras especialmente selecionadas, durando entre 18 e 20 dias. Após a fermentação, é feita clarificação deste já pronto vinho base. Para a tomada de espuma é adicionada uma pequena quantidade de açúcar e leveduras, dando início ao processo de segunda fermentação, feito em autoclaves com rígido controle de temperatura. Após, o espumante fica o tempo necessário em contato com as leveduras para que aconteça o processo de autólise. Este período pode durar de 45 a 60 dias. Em seguida, o espumante é estabilizado, filtrado e, posteriormente, engarrafado. O espumante ainda fica um período em repouso nas caves, para somente ser comercializado quando estiver no ponto ideal.

Nenhum comentário: