quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Salton quer vender 3,4 milhões de litros de espumante

Com o objetivo de implantar novas tecnologias e atualizar ainda mais sua produção, a Vinícola Salton investiu, neste ano, um total de R$ 2 milhões em quatro novas autoclaves e numa supercentrífuga. Com as novas aquisições, a vinícola atinge uma capacidade total de elaboração de 800 mil litros de espumantes, um incremento de 240 mil litros em relação a 2007. Maior produtora e líder na comercialização de espumantes há quatro anos consecutivos, a Salton projeta a venda de 3,4 milhões de litros para este ano, 20% a mais que no ano passado.
O aumento na demanda de espumantes é o grande responsável pela compra de novos equipamentos pela Vinícola Salton, que começou 2008 com a responsabilidade de ampliar a oferta do produto para atender à demanda, já que em 2007, rótulos como o Salton Brut Poética e o Salton Moscatel tiverem os estoques zerados ainda no início de dezembro, lembra o diretor-comercial da Vinícola, Daniel Salton.
Para esse ano, a empresa trabalha com um acréscimo de 800 mil garrafas de espumantes finos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2007, quando foram comercializados 3,6 milhões de garrafas de espumantes, o incremento foi de 500 mil garrafas. Do Salton Brut Poética, que superou todas as expectativas com a comercialização de 63 mil garrafas em 2007, serão colocadas no mercado 144 mil garrafas. O Salton Moscatel terá seu volume quase duplicado, passando das 378 mil garrafas no ano passado para 600 mil garrafas.
Da Suécia, a Vinícola Salton fez também um novo investimento com o objetivo de qualificar ainda mais os seus produtos: trouxe a mais nova tecnologia em relação a centrífugas – equipamento utilizando para retirar as leveduras do vinho antes do engarrafamento. Denominada ‘supercentrífuga’ por sua elevada tecnologia, juntamente com o filtro tangencial – adquirido pela vinícola no primeiro semestre – irá possibilitar a clarificação do espumante, além da melhora de qualidade.
Além disso, a centrífuga trabalha numa velocidade maior que as convencionais, possibilitando uma filtragem mais rápida e, com isso, diminui o tempo do vinho fora da garrafa. O equipamento utiliza métodos físicos para a retirada das leveduras, não necessitando acréscimo de qualquer substância - um exemplo da preocupação da Salton com o produto que leva ao consumidor e com a preservação do meio ambiente.
Além dos investimentos, a Salton tem vários motivos para comemorar neste segundo semestre de 2008: a soma de várias premiações e medalhas em diversos países cada vez mais a consagra no mercado.
No mês de agosto, o elogiado Salton Volpi Pinot Noir trouxe da Suíça a medalha de prata no Concurso Mundial de Pinot Noir, que contabilizou um total de 1.072 amostras originárias de 22 países. O rótulo da safra 2007 da vinícola de Tuiuty, em Bento Gonçalves, foi o único produto brasileiro a trazer uma distinção para o país.
Ainda em agosto, a Salton foi destaque da 5ª edição do Concurso Nacional de Vinhos Finos, organizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas, e o top Salton Talento 2004 foi a estrela da noite de premiação, com a conquista da Grande Medalha de Ouro, maior distinção do concurso. Com um total de nove medalhas, a Salton foi a vinícola mais premiada do concurso e se destacou ainda com as medalhas de ouro para o Salton Séries Cabernet Franc, Salton Desejo Merlot e Salton Volpi Pinot Noir 2007.
No 5º Vinus 2008 - Concurso Internacional de Vinos, Licores Y Destilados, realizado no mesmo mês em San Rafael, província de Mendoza (Argentina), a Salton contabilizou cinco distinções, com destaque para o top Salton Desejo Merlot 2005, que recebeu a medalha Duplo Ouro. O aromático Salton Flowers, o lançamento frisante Salton Lunae e duas safras (2006 e 2007) do Salton Volpi Pinot Noir conquistaram as medalhas de Prata.
Neste mês, todos os vinhos enviados pela vinícola gaúcha para o Concurso Mundus Vini, realizado na Alemanha, foram premiados com uma medalha. O Salton Talento 2004 e o Salton Desejo 2005 conquistaram a medalha de Ouro, e o Salton Volpi Pinot Noir 2007 ficou com a medalha de Prata. Além disso, foi a única vinícola a classificar dois vinhos para a degustação na XVI Avaliação Nacional de Vinhos, que reúne os 16 com maior pontuação.

Nenhum comentário: