quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Pizzato apresenta seus novos vinhos

A Pizzato Vinhas & Vinhos apresenta o inédito Alicante Bouschet Reserva 2004, o 1º vinho brasileiro dessa casta, originária da França e muito utilizada nos vinhos portugueses. É um vinho potente, de bom corpo e estrutura, com muito bom potencial de guarda.
As uvas Alicante Bouschet foram colhidas em 12 de março de 2004, no Vale dos Vinhedos, e passaram quatro meses em barril de carvalho americano (70% do vinho) e período de 32 meses em garrafa. São 7.000 garrafas, todas numeradas e engarrafadas em lote único. Sugere-se harmonizar com alimentos mais condimentados, incluindo algumas receitas típicas da cozinha brasileira. Preço médio ao consumidor: R$ 35,00.
A Pizzato também apresenta o Egiodola Reserva 2005, que chega a sua terceira safra. A primeira foi de 2003 e, lançada em maio de 2004, esgotou-se em apenas quatro meses. Também foi o primeiro vinho brasileiro produzido com essa casta. “A proposta para a utilização dessas duas varietais incomuns é buscar extrair de uvas não convencionais novas expressões do terroir”, explica o enólogo Flávio Pizzato.
O Egiodola Reserva é um vinho de cor pronunciada, tânico, de pouca acidez, agradável e generoso. Harmoniza com pratos à base de tomate fresco, aves grelhadas, molhos com funghi, rosbife e carne suína, porém nada muito gorduroso. Também vai bem com queijos meia-cura.
Desta nova safra foram produzidas apenas 2.300 garrafas, numeradas, em lote único, com Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (selo de certificação), e que estão sendo comercializadas principalmente na PIZZATO, ao preço de R$ 33,00.
Sobre as uvas - A Alicante Bouschet é originária do cruzamento entre Petit Bouschet e Grenache. A Petit Bouschet por sua vez é fruto do cruzamento entre Teinturier du Cher com Aramon. Muito utilizada em Portugal, gera vinhos de corte e alguns varietais. A região da Califórnia também conta com alguns exemplares de vinhos elaborados com essa casta. É uma uva que tende a gerar grandes produções. Segundo Flávio Pizzato, para o clone utilizado na vinícola a maturação é bem tardia, após a Cabernet Sauvignon. A condução dos vinhedos é em espaldeira simples, com raleio de cachos e com rendimento aproximado de 6.500 litros / hectare.
Já a Egiodola, originária do cruzamento entre Fer Servadou e Abouriu, gera vinhos tânicos, mas resolvidos, de cor pronunciada, e aromas bem particulares. Utilizada para vinhos varietais (tintos e rosados) e / ou cortes com Tannat e Cabernet Franc no Sudoeste Francês, na região de Aude, Héralt e Landes. Tem produção mediana. Para este vinho da Pizzato, a condução do vinhedo é em Lira, com rendimento aproximado de 5.500 litros / hectare, segundo informações do enólogo.
Novos rótulos - Esses dois lançamentos, Alicante Bouschet Reserva 2004 e o Egiodola Reserva 2005, também estréiam novos rótulos que fazem parte do novo conceito de identidade dos vinhos reserva da Pizzato.

Nenhum comentário: