sábado, 25 de outubro de 2008

Natal do Vinho

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) juntamente com a Prefeitura Municipal e com o apoio da Fundaparque e da Comissão de Voluntariado do município, promoverá, neste ano, a primeira edição do Natal do Vinho de Bento Gonçalves. A iniciativa tem a finalidade de transformar a decoração natalina, através da valorização da cultura local, tornando o evento diferenciado e com características que remetam ao título de Capital Brasileira do Vinho ostentado pela cidade.
O projeto prevê a decoração dos postes das ruas centrais, além da Via del Vino, da fachada da Prefeitura e da Pipa Pórtico. Com peças projetadas e criadas pelo artista de Parintins, Antônio Cansanção – responsável pela produção do Espetáculo Cênico da Fenavinho - o Natal do Vinho estará ganhando as ruas da cidade a partir do início de dezembro.
A decoração composta por guirlandas já está sendo confeccionada. Na produção serão empregados produtos diversificados, mesclando elementos natalinos com materiais tradicionais como vime e palha de milho, juntamente com artigos vitivinícolas como uva, garrafa e cálice de vinho, rolhas, entre outros. Cada guirlanda terá no centro o tema “Natal do Vinho” com duas cornetas nas laterais anunciando a chegada do evento.
Tendo em vista que o projeto foi idealizado para ter uma continuidade, Cansanção já traçou as pequenas modificações que serão implementadas após a retirada da decoração, para que ela possa ser reutilizada para a ornamentação da cidade durante a Fenavinho Brasil, de 30 de janeiro a 24 de fevereiro de 2009. “Utilizaremos a mesma estrutura, apenas retirando os elementos natalinos, acrescentando o nome do evento e introduzindo novos materiais vinculados à cultura da uva e do vinho em Bento Gonçalves”, destaca o artista.
Para viabilizar o projeto, o Executivo Municipal destinará os recursos para a decoração da fachada da Prefeitura, da Via del Vino e da Pipa Pórtico. Já a CDL ficará responsável pela captação dos patrocínios das guirlandas que serão instaladas dos postes. Para isso, a equipe da CDL estará entrando em contato com os estabelecimentos comerciais, empresas e entidades interessadas em apoiar o projeto para viabilizar a decoração da cidade.
De acordo com a vice-presidente da CDL, Helenir Bedin a meta da entidade é de que sejam instaladas, pelo menos, 70 guirlandas. “Já estamos trabalhando para motivar o comércio a apostar na decoração natalina de suas lojas. Mas, queremos também que a indústria e outras organizações interessadas participem e ajudem Bento Gonçalves a ter, realmente, um Natal diferenciado”, salienta Helenir.
O projeto Natal do Vinho será apresentado aos associados da CDL, empresas e entidades, bem como à imprensa no próximo dia 05 de novembro, às 20h, na Fundação Casa das Artes. Na ocasião, 10 guirlandas estarão em exposição para que os participantes possam visualizar como ficará o trabalho após sua conclusão e, caso tenham interesse em apoiar o projeto, já manifestem sua adesão.

Nenhum comentário: