quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Miolo inaugurou cantina na Fazenda Ouro Verde

Mais de 500 pessoas prestigiaram no último sábado, dia 11, a inauguração da Fazenda Ouro Verde, projeto da Miolo Wine Group, em pleno sertão nordestino, em Casa Nova, na Bahia. Entre as diversas autoridades presentes, o governador da Bahia, Jacques Wagner, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, o prefeito de Bento Gonçalves (RS), Alcindo Gabrielli, representantes do Sebrae, CEFET, além de toda a diretoria da Miolo Wine Group.
O complexo integra um investimento de R$ 30 milhões iniciado em 2001 que prevê a ampliação da capacidade da vinícola para 10 milhões de litros/ano entre vinhos, espumantes e brandies. “Decidimos expandir nossa produção para atender à crescente demanda pelos vinhos da linha Terranova, que desde que chegou ao mercado vem conquistando um público fiel progressivamente, e do brandy Osborne, classificado entre os líderes de seu segmento de atuação”, afirma o diretor-superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.
As vinícolas Miolo e Lovara decidiram investir na ampliação da capacidade produtiva da Fazenda Ouro Verde em 2005, quatro anos após terem feito a aquisição da área. Naquele tempo, apostaram numa região que já se destacava pela produção de frutas como a uva, mas inédita para o cultivo de uvas viníferas para vinho. Em pouco tempo, constataram que a aposta foi acertada. “A maior parte da população brasileira concentra-se na orla atlântica e em regiões de clima predominantemente tropical. Nesses locais, os vinhos leves e jovens e os espumantes são os preferidos”, afirma Benedetti. Os vinhos e espumantes da linha Terranova são sucesso de vendas no Brasil e no exterior.
Os recursos foram aplicados na construção de uma nova cantina com projeto e equipamentos classificados entre os mais modernos do mundo, ampliação da área plantada de 50 hectares em 2005 para 150 hectares este ano, em pesquisa das variedades que mais se adaptam ao local e importação de mudas certificadas.
A Vinícola produzirá 10 milhões de litros/ano entre vinhos finos, espumantes e brandies até 2012, com área total plantada que chegará a 400 hectares.
Os vinhos finos são elaborados com processos de alta tecnologia, em que a recepção das uvas ocorre por gravidade, com processo de maceração cuidadosa que preserva ao máximo a integridade das uvas e com controle de temperatura durante todo o processo. O envelhecimento ocorre em tanques de inox e alguns produtos envelhecem em barricas de carvalho. A empresa produzirá 3 milhões de litros/ano de vinhos finos até 2012. Atualmente, produz os vinhos: Reserve Cabernet Sauvignon/ Shiraz, Shiraz, Dry Muscat e Late Harvest e os espumantes Moscatel, Brut e Demi-Sec.
Os espumantes Brut e Demi-sec são elaborados pelo processo charmat em auto-claves com temperatura controlada. Já o Moscatel é elaborado em auto-claves, porém pelo processo Asti. São espumantes jovens, produzidos e engarrafados imediatamente para poder preservar as características naturais do produto. Ao final de 2012, serão produzidos 2 milhões de litros/ano.
O Brandy Osborne elaborado na Ouro Verde é feito pelo método de solera, tradicionalmente usado na Espanha. A bebida é elaborada com vinho de uvas viníferas – um dos diferenciais do produto. Após se obter o vinho seco pelo método de fermentação alcoólica, a bebida vai para a destilaria, quando passa por dois tipos diferentes de destilação. Na contínua, o líquido passa por destiladores em colunas. Na descontínua, feita de forma mais artesanal, a bebida passa por estruturas de cobre, que acabam deixando o líquido mais aromático. Após, os resultantes dos dois processos de destilação são misturados e envelhecidos em barris de carvalho por um período de no mínimo um ano. A empresa produzirá até 2012 total de 5 milhões de litros/ano de vinhos finos para elaborar 1.200.000 litros de Brandy.

Exportação

Da produção total da Fazenda Ouro Verde, cerca de 40% será destinada ao mercado internacional. Hoje, os vinhos do Vale do São Francisco respondem por aproximadamente 10% das vendas externas da empresa. Os carros-chefe são o Shiraz, enviado para os Estados Unidos e França, e o Late Harvest, bastante consumido na República Tcheca.

Complexo Enoturístico

Ao chegar à Fazenda Ouro Verde, os visitantes irão se deparar com uma paisagem combinando as características únicas dos vinhedos em meio ao semi-árido com uma estrutura composta de uma cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo com todos os produtos da Miolo Wine Group. Os turistas poderão circular por todos estes locais em visitas guiadas. O público aguardado é formado por profissionais e simpatizantes do vinho, assim como o que visita a cantina no Vale dos Vinhedos. O fato de o complexo estar localizado no Nordeste brasileiro atrairá moradores dessa região além do Norte e do Centro Oeste que teriam mais dificuldade de viajar ao Rio Grande do Sul.

Sobre a Fazenda Ouro Verde

Quando trocou o cultivo de batatas no Paraná pela produção de uvas em pleno Nordeste, o nissei Mamoru Yamamoto não imaginava que 26 anos depois o projeto que ele iniciou estaria produzindo os melhores vinhos do Vale do São Francisco.
A Fazenda Ouro Verde foi adquirida pela Vinícola Miolo e Lovara em 10 de Abril de 2001. Sua origem está ligada a duas empresas do setor vinícola de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A busca constante de mercado para o vinho e para os espumantes incentivou muitas conversas entre os sócios das duas empresas. Com o tempo, uma constatação foi ficando cada vez mais clara para todos: o Brasil é um grande país, com a maior parte da população concentrada na orla atlântica e em regiões de clima predominantemente tropical. Nestes locais, os vinhos leves e jovens são mais aceitos, bem como os espumantes.
No segundo semestre de 1999, João Benedetti (sócio da Fazenda Ouro Verde.) estava numa viagem ao nordeste, justamente na companhia de Adriano Miolo. Ao provarem uvas do tipo Moscatel produzidas no nordeste às margens do Rio São Francisco, Benedetti comentou que essas uvas seriam ideais para a produção de Moscatel. Na viagem de volta a conversa evoluiu de forma que os dois fizeram contato com a Embrapa de Bento Gonçalves. A Embrapa possuía todos os equipamentos e tecnologia para a produção de Moscatel, concordando em contribuir com os primeiros ensaios.
Depois de inúmeros testes, são elaboradas as primeiras garrafas de Moscatel com uvas produzidas no Nordeste Brasileiro. A Vinícola Miolo cria uma nova marca para identificar os produtos elaborados com as uvas da região: Terranova.
A idéia de um produto para um imenso país tropical está definitivamente aprovada. As uvas se mostraram ideais. Outros produtos foram elaborados e testados. O que estava se configurando numa dificuldade era a logística. Mais de 4.000 km separavam as videiras das vinícolas. As uvas deveriam ser transportadas em câmaras frias, o que onerava demais os produtos.
Todos estes fatores fizeram convergir para a decisão de produzir os espumantes e vinhos no próprio nordeste. A partir desta decisão, as empresas passam a buscar áreas de terras disponíveis. Ao encontrarem a área que julgaram ideal para este inusitado projeto, surge esta nova empresa, fruto da paixão pelo vinho e do empreendedorismo típico dos italianos.
Em 2005, as condições da Fazenda Ouro Verde despertaram o interesse da espanhola Osborne. A empresa estava atenta ao desenvolvimento dos mercados mundiais e visualizaram no Brasil muitas oportunidades. Maior produtora de brandy da Espanha e uma das mais respeitadas vinícolas do País, a Osborne firmou parceria com Miolo e Lovara para produzir brandy no Brasil na Ouro Verde.
O projeto exigiu investimento de US$ 5 milhões na destilaria, plantio de novos vinhedos, infra-estrutura e desenvolvimento do produto. O processo de produção do brandy na Fazenda Ouro Verde é igual ao da Osborne na Espanha.
A Fazenda Ouro Verde integra a Miolo Wine Group, criada em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos. O Grupo possui sete projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile) e Osborne (Espanha e Portugal).

Nenhum comentário: