quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Enólogo do ano

Iniciou, dia 6 de outubro, o processo de escolha do Enólogo do Ano 2008, concurso promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). A quinta edição do concurso ocorrerá em três etapas no período de 6 a 24 de outubro.
Na primeira etapa – de 06 a 20 de outubro -, os associados da ABE poderão votar através do site www.enologia.org.br, por fax, pelo correio ou pessoalmente na sede da entidade (Rua Matheus Valduga, 143 – Bento Gonçalves/RS). Os nomes indicados na primeira etapa serão analisados por uma comissão entre os dias 21 e 23 de outubro. Este grupo será formado por um representante das seguintes instituições: Associação Brasileira de Enologia (ABE), Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (CEFET-BG), Embrapa Uva e Vinho e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além dos patrocinadores Ibrac Indústria e Comércio e Amazon Group. Nesta segunda fase, serão indicados três finalistas a partir da análise de critérios pré-estabelecidos. Para concorrer ao título, é necessário que o enólogo seja associado da ABE no mínimo há dois anos, além de estar em dia com a tesouraria. Deve ter formação técnica em Enologia e Viticultura, três anos de experiência na profissão, estar exercendo a atividade, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter atuação setorial e inovação tecnológica. O presidente da ABE não pode concorrer à distinção.
A etapa final será no dia 24 de outubro, durante o Jantar do Dia do Enólogo que acontecerá no Dall Onder Grande Hotel (Rua Erny Hugo Dreher, 197, em Bento Gonçalves). Na ocasião, os participantes receberão uma cédula com o nome dos três finalistas indicados ao prêmio de Enólogo do Ano 2008, onde poderão votar em uma cabine que será instalada no local. O resultado da eleição será anunciado na mesma noite, bem como a premiação do vencedor.
O objetivo do concurso é valorizar o enólogo, em reconhecimento a este profissional que busca diariamente o aperfeiçoamento e a qualificação para garantir a qualidade dos vinhos brasileiros. O Dia do Enólogo é comemorado no dia 22 de outubro.
O enólogo mais votado será premiado com uma viagem para a Europa, a fim de visitar uma feira do setor vitivinícola. A passagem aérea será em classe econômica, incluindo seis diárias em hotel categoria turística, além de seguro da viagem. O Enólogo do Ano 2008, deverá, em data a ser definida, apresentar relatório e palestra aberta a todos os associados a fim de apresentar suas experiências durante a viagem técnica com a finalidade de multiplicar conhecimentos.
Retrospectiva
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo

Nenhum comentário: